Plano de assistência funerária: entenda o que é e como funciona

Plano de assistência funerária: entenda o que é e como funciona

Por mais natural que seja o percurso da vida e a certeza inabalável de sua finitude, a grande maioria das pessoas tem muita dificuldade e passa por grande sofrimento diante da necessidade de se despedir de um ente querido.

O processo de perda costuma ser lento e doloroso, em alguns casos até traumático. Infelizmente além de todo o processo afetivo e psicológico, em meio a tudo isso os familiares ainda podem ter que lidar com trâmites, custos e burocracias necessariamente envolvidos na ocorrência de um óbito.

Uma das maneiras de facilitar uma etapa importante deste processo é contar com empresas que oferecem planos de assistência funerária. Este tipo de suporte especializado pode fazer enorme diferença e oferecer alguma tranquilidade aos familiares que permanecem, ao cuidar de questões mais práticas como o pagamento de custos, a realização do velório, o tratamento adequado ao corpo, dentre outros aspectos. Continue lendo e entenda melhor o que são os planos de assistência funerária.

O que é um plano de assistência funerária?

É um tipo de serviço especializado, regulamentado pela Lei Nº 13.261/2016, com a finalidade de prestar suporte em diferentes níveis em caso de óbito de um titular ou dependente. O tipo de assistência prestada pode variar em diferentes modalidades de plano, mas costumam passar por resolução de questões legais, tratamento adequado do corpo para o funeral, fornecimento do caixão, organização das homenagens póstumas, dentre outros itens, a depender do contrato.

Como funciona e quanto custa?

O primeiro passo é escolher uma empresa de confiança para administrar o plano. Após fazer a escolha da prestadora do serviço, deverão ser discutidos as modalidades de plano, os itens que deverão estar incluídos no serviço e a abrangência do plano, que pode ser individual ou familiar.

Todos esses detalhes influenciam nos valores das parcelas, que devem ser pagas mensalmente. Detalhes como qualidade e acabamento do caixão, ornamentação do velório, serviço de buffet, etc, podem aumentar ou diminuir o valor das parcelas. No entanto, no geral, as modalidades de planos atendem a todos os tipos de perfis e o preço pode variar de R$30,00 a mais de R$100,00 mensais, a depender da empresa, da abrangência e do grau de requinte contratado.

Quais os principais itens incluídos no serviço?

A variedade de planos existentes é muito grande, dos mais básicos aos mais luxuosos. Listamos abaixo alguns dos itens que são geralmente disponibilizados pela maioria das empresas do ramo:

  • Urna fúnebre/caixão e ornamentos;
  • Local e ornamentação para velório;
  • Preparação do corpo (embalsamar, tanatopraxia ou outros);
  • Vestimentas;
  • Carro funerário e serviço de traslado;
  • Pagamento de taxas de cemitério;
  • Cerimonial fúnebre;
  • Confecção de lembranças e notas fúnebres;

Quais as vantagens de contratar um plano?

Poder contar com este tipo de assistência possui vários aspectos positivos, além da já mencionada tranquilidade proporcionada em um momento de dor.

Outro fator de segurança é a experiência de profissionais especializados e capacitados para atuar em situações delicadas como esta. Dos aspectos burocráticos aos mais técnicos, como a preparação do corpo, é essencial confiar em alguém que entenda do assunto.

O aspecto das finanças e do planejamento também deve ser levado em conta. Os custos funerários são altíssimos quando feitos de última hora e esse fator pode deixar familiares em situação de dívidas. O planejamento através de um plano de assistência, além de representar um peso menor no bolso, também permite a execução de detalhes previamente estipulados, como optar pela cremação ou escolher o tipo de homenagem póstuma desejada.

É muito importante o cuidado e a pesquisa antes de escolher por um plano de assistência funerária para não correr o risco de acabar tendo problemas com a operadora do seu plano. A idéia ao contratar este tipo de serviço é ser poupado, dentro do possível, de qualquer inconveniente e pormenor. Opte sempre por empresas credenciadas no mercado, com estrutura própria e reconhecimento público da qualidade dos serviços prestados.

Contratar um plano é uma forma de manter a família protegida e amparada em um momento de fragilidade. Proporcionar conforto e tranquilidade para lidar com a dor de uma perda é permitir que se concentre os esforços em manter viva uma memória e em prestar as últimas homenagens a um ente querido.

Você faria um plano de assistência funerária para você e sua família? Depois de ler esse artigo fica um pouco mais fácil pensar a respeito, certo? Se restou alguma dúvida, é só entrar em contato ou deixar um comentário logo abaixo.

Matriz: Rua Castro Alves n. 918, Centro Feira de Santana BA - 44001-592

(75) 3623-0940

(75) 3623-0940