^ Voltar ao topo
(75) 3623-0940

Saúde: Os exames e cuidados mais importantes para cada idade

Saúde: Os exames e cuidados mais importantes para cada idade

A missão de viver a vida inteira na plenitude da saúde física e do bem estar psicológico exige alguma disciplina e a atenção com o próprio corpo durante todas as fases e faixas etárias de sua jornada.

Hábitos saudáveis, exercícios físicos e alimentação equilibrada são a base de tudo, mas a utilização periódica da medicina preventiva também é essencial para melhorar a qualidade de vida e aumentar a longevidade.

Os check ups, os exames preventivos e de rotina são grandes aliados e têm importância fundamental, principalmente se aplicados em conformidade com as variáveis de cada indivíduo. Sexo, faixa etária, hábitos de vida, predisposições genéticas, cada um destes fatores apontam a necessidade, o tipo e a frequência dos cuidados necessários para monitorar possibilidades, prever ou identificar precocemente a incidência de distúrbios na saúde.

O que pode mudar a depender da idade ou do sexo?

Nascer, crescer e envelhecer.. cada uma dessas etapas da vida é composta por inúmeras transformações no corpo humano, algumas naturais, com seus desencadeamentos, outras causadas por heranças genéticas a se manifestar de acordo com hábitos adquiridos e o próprio desenvolvimento do corpo.

O teste do pezinho, feito logo quando nascemos, é capaz de identificar inúmeras doenças e predisposições genéticas que podem se tornar problemas maiores. À medida que vamos crescendo os hormônios comandam o aumento do nosso corpo e o desenvolvimento de alguns órgãos. Bem como, os hábitos de cada indivíduo se tornam mais complexos e particulares, o diferenciando cada vez mais das demais pessoas.

De repente é necessário se preocupar com os seios e os ovários, quando se é mulher; com os testículos e com a próstata, quando se é homem; com a baixa produção de hormônios e a perda de cálcio nos ossos, quando se envelhece. Acontece que a ordem nem sempre é a mesma e as consequências das transformações no organismo nunca serão iguais para cada indivíduo.

Cuidados da infância à juventude

As etapas iniciais da vida são repletas de descobertas na experiência de cada ser, e da mesma forma acontece diante da medicina, que através de exames específicos consegue identificar tendências e disfunções a começar pelo exame do pezinho, como já citamos.

A partir dos dois anos é importante se assegurar que o metabolismo da criança está funcionando perfeitamente, sendo a idade recomendável para se realizar testes de anemia e para começar a monitorar os índices de glicemia e colesterol, principalmente se houver histórico de disfunções da mesma natureza na família.

A partir da adolescência já é um bom momento para começar a realizar periodicamente hemogramas completos, que fornecem um panorama geral do organismo além dos índices hormonais. Essa visão ampla possibilita identificar preliminarmente algumas disfunções e realizar, inclusive, correções em alguns hábitos como a alimentação, por exemplo.

Cuidados da idade adulta à meia idade

Dos vinte anos em diante, quando o corpo atinge a maturidade e muitos jovens iniciam a vida sexual, já se torna essencial a realização periódica de testes para DSTs e a realização de auto-exames, nas mamas e nos testículos, por exemplo, como forma de prevenir e identificar o surgimento de tumores.

Mais do que isso, a partir dessa idade cada indivíduo deve estar atento a cada alteração perceptível no próprio corpo, como nódulos, manchas, secreções, e qualquer outra sintoma que fuja da normalidade. O autoconhecimento também é um forte aliado na medicina preventiva.

A partir dos trinta, exames como mamografia, colonoscopia e check ups cardiológicos, devem entrar na rotina das pessoas, a cada um ou dois anos, a depender dos resultados observados a primeira vez que forem realizados. Estes exames previnem doenças que podem acometer qualquer pessoa na idade adulta.

Aos 40, os homens devem se atentar à importância do exame de próstata, afinal este exame é o mais efetivo para identificar precocemente este tipo de câncer bastante comum a partir desta idade. Exames de densitometria óssea também já devem ser realizados por homens e mulheres a partir dessa faixa etária.

Cuidados na terceira idade

A realização efetiva do acompanhamento médico preventivo durante toda a vida, dará à pessoa idosa um maior controle e conhecimento sobre o processo de envelhecimento do próprio corpo. Prevenção e bons hábitos são capazes de fazer alguém envelhecer mais feliz e saudável!

A partir de uma idade mais avançada, a maioria dos exames que citamos acima devem continuar sendo feitos regularmente e o acompanhamento médico é fundamental para prolongar por muito tempo a qualidade de vida. Leia nosso outro artigo para mais dicas sobre a saúde na terceira idade.

As dicas que demos aqui e os exames que citamos são apenas alguns dos principais. Porém, textos na internet não substituem a necessidade de um bom médico. Somente este profissional possui a autoridade para recomendar exames e realizar os diagnósticos precisos e adequados.

Gostou desse artigo? Nos deixe um comentário aqui embaixo ou, se quiser, compartilha o conteúdo com alguém que vai gostar também!

Atendimento

Av. Sampaio, Nº 296, Centro
Feira de Santana - BA - 44125-280

(75) 3623-0940 / 3485-1210

paxbahia@paxbahia.com.br

Clique para ampliar