Benefícios de uma rotina alimentar. Saiba mais

Benefícios de uma rotina alimentar. Saiba mais

Ter uma rotina alimentar bem estruturada traz diversos benefícios à saúde. No entanto, conforme uma pesquisa, 80% dos brasileiros não têm uma alimentação regrada.

Os benefícios de uma rotina alimentar são diversos e tal atitude traz no curto, médio e longo prazo um grande ganho para a qualidade de vida das pessoas.

A seguir, saiba mais sobre os benefícios de uma rotina alimentar e veja dicas de como implementá-la assertivamente. Acompanhe.

Benefícios de uma rotina alimentar

1. Reduzir o consumo de alimentos por impulso

Conforme estudos, ter horários desajustados de alimentação gera maior consumo de comida ao longo do dia.

Já estabelecendo uma rotina alimentar, você saberá o que comer e quando comer, educando seu organismo para receber os alimentos nesses períodos estabelecidos. Desse modo, fica muito mais fácil de reduzir o consumo por impulso ou em quantidade maior do que você realmente necessita.

2. Ter mais praticidade em seu dia a dia

Quando se tem uma rotina alimentar, não se perde tempo com a elaboração do cardápio diário, pensando em qual alimento é recomendado para cada momento, calculando a caloria das refeições, etc.

Assim, a rotina traz muito mais praticidade, além de proporcionar mais tempo para que você faça outras tarefas. Ainda, haverá muito mais objetividade também na hora de ir ao supermercado, pois você já saberá o que não pode faltar em sua despensa e aqueles produtos que devem ser evitados.

3. Alcançar melhor rendimento físico e mental

Ao ter uma dieta rica em nutrientes necessários para o bom funcionamento de seu organismo, você terá mais disposição e aumentará seu rendimento físico e mental.

Ainda, uma alimentação saudável e equilibrada atua diretamente na prevenção e no combate a diversas doenças e desordens.

4. Ter uma dieta equilibrada

Quando se segue uma rotina alimentar, se tem a garantia de que todas as suas necessidades de macro e micronutrientes estão sendo supridas - é a certeza de que seu organismo receberá tudo que precisa para manter-se saudável.

5. Agir preventivamente no combate a doenças

Ao ter irregularidade na alimentação, aumenta-se o risco de desenvolvimento de problemas de saúde, tais como hipertensão, diabetes do tipo 2 e obesidade, entre outras.

Dicas de como adotar e seguir uma rotina alimentar

1. Busque auxílio profissional

Na hora de elaborar uma rotina alimentar, é importante não seguir modismos ou mesmo a dieta recomendada para outra pessoa. Cada um de nós tem necessidades específicas em cada fase da vida e somente um nutricionista poderá elaborar as recomendações exatas para as suas demandas.

2. Tenha regularidade no horário das refeições

Além de ter a indicação de quais alimentos deve ingerir, realizar as refeições nos horários indicados diariamente potencializa - e muito - os benefícios da rotina alimentar.

Com isso, você terá maior sensação de saciedade, controlará doenças metabólicas, seu corpo reagirá melhor à ingestão dos alimentos e poderá, inclusive, ter um ganho nos resultados de perda de peso.

3. Não pule refeições

Sobretudo as pessoas que querem emagrecer tendem a pular refeições. Isso é um erro que compromete não apenas a rotina alimentar, mas também poderá ter o efeito inverso visto que, após longos períodos sem a ingestão de alimentos, temos a tendência a exagerar no consumo de açúcares.

O recomendado é realizar, no mínimo, três alimentações e dois lanches por dia, conforme a orientação de um nutricionista.

4. Siga sua rotina mesmo ao comer fora

Nem sempre conseguimos realizar todas as refeições em casa, o que pode gerar empecilhos na hora de seguir uma dieta.

Assim, quando possível, dê preferência à tradicional marmita, desse modo, você terá a certeza de que o alimento foi preparado da maneira correta e que sua refeição será equilibrada.

5. Seja persistente

Toda mudança, no início, pode ser um pouco difícil. No entanto, como vimos, os benefícios de seguir uma rotina alimentar são muitos e, portanto, tenha em mente que valem o esforço inicial. Os primeiros dias podem ser os mais desafiadores, demandando foco e persistência.

Com isso, em pouco tempo, seguir sua rotina ficará muito mais fácil e prazeroso.

Lembre-se, nunca é tarde para mudar os hábitos alimentares. Tratam-se de cuidados simples e que proporcionam muito mais saúde e bem-estar em todas as fases da vida.

Você já segue uma rotina alimentar? Quais desafios e benefícios você percebe nessa prática? Deixe sua mensagem nos comentários.

 

Matriz: Rua Castro Alves n. 918, Centro Feira de Santana BA - 44001-592

(75) 3623-0940

(75) 3623-0940