^ Voltar ao topo
(75) 3623-0940

Corrida e caminhada: descubra os principais benefícios

Corrida e caminhada: descubra os principais benefícios

Não faltam motivos (ou desculpas) quando queremos fugir da prática de alguma atividade física, a mente de uma pessoa sedentária é capaz de fazer muito esforço argumentativo para garantir que o corpo se mantenha em repouso. Falta de companhia, preço de equipamento, falta de habilidade para praticar algum esporte, falta de resistência do corpo a grandes esforços, dificuldade de respiração, uma dorzinha no corpo, uma gripe que não sara,enfim, a lista pode ser interminável.

Se você ou alguém que você conhece é uma dessas pessoas, saiba que existe uma atividade física com custo quase zero que, além de ser bastante democrática e atender desde o mais sedentário ao esportista de alto rendimento, ainda é um bom remédio para todas aquelas desculpas (ou motivos!) que relacionamos acima.

É isso mesmo, neste artigo vamos falar sobre os benefícios da corrida e da caminhada para o organismo de nós, seres humanos, sem distinção de gênero, cor, idade, altura ou peso. É claro que cuidados devem ser tomados para que a prática deste exercício seja uma boa forma de melhorar a qualidade de vida somente com o esforço dos seus próprios pés. Saiba mais e confira as nossas dicas!

Principais benefícios em correr e caminhar

Os benefícios que alguns minutos de corrida ou caminhada podem fazer ao organismo são realmente incríveis e abrangem diversos aspectos da nossa saúde, do mental à nossa aparência externa, passando por nosso órgãos internos, músculos e articulações. Acompanhe alguns desses benefícios.

1. Melhora o sistema circulatório

A realização de uma atividade física aeróbica faz o coração bater mais rápido, as veias e artérias dilatarem-se, o fluxo sanguíneo aumentar e com isso oxigenar o organismo e movimentar a circulação em diversas partes do nosso corpo onde a atividade circulatória normalmente é reduzida.

Quem pratica a corrida com frequência tem a pressão arterial aliviada na maior parte do tempo e uma boa circulação estimula o correto funcionamento de todos os órgãos do corpo.

2. Aumenta a capacidade respiratória

O poder cardiorespiratório, que envolve coração, pulmões e circulação, são sem dúvidas os benefícios principais deste tipo de atividade física, sendo também responsáveis por possibilitar todos os outros.

A caminhada como prática esportiva potencializa o volume de trocas gasosas ocorridas no pulmão tornando mais eficiente a respiração, aumenta também a capacidade de expansão e contração do pulmão e favorece a dilatação dos brônquios, melhorando o fôlego e purificando o sistema respiratório.

3. Aumenta a capacidade cerebral e previne o envelhecimento

Esse combo de melhor circulação e melhor capacidade respiratória, aliado aos estímulos sensoriais causados por uma boa caminhada ao ar-livre fazem com o cérebro seja melhor oxigenado e mais utilizado de uma forma saudável. Isso retarda a morte dos neurônios e previne doenças degenerativas como o Alzheimer, por exemplo.

4. Melhora o bem estar e previne quadros depressivos

A prática de exercícios físicos, principalmente quando aliados a uma boa alimentação, estimula a produção de hormônios neuroestimulantes relacionados à sensação de prazer, relaxamento e bem estar, tendo efeito muito positivo na prevenção e no tratamento de casos de depressão.

Hormônios como a endorfina, a serotonina e a adrenalina, além de provocar boas sensações, melhorar o humor e a auto-estima, também dão mais energia para o corpo reduzindo a indisposição e a sonolência, fatores diretamente relacionados a patologias como depressão, síndrome do pânico e ansiedade.

Quais cuidados devo tomar?

Caminhar e correr são duas atividades semelhantes, mas com níveis de intensidade e impactos diferentes, assim como podem ser indicadas para tipos diferentes de pessoas. De qualquer maneira, mesmo que você pratique corrida, é bom começar por uma caminhada para preparar seu corpo para o aumento do esforço.

Pessoas idosas, quem tem doenças cardiorrespiratórias, pessoas com sobrepeso, problemas ósseos ou de articulação, dentre outros grupos com algum nível de risco, devem sempre consultar um especialista para garantir que pode realizar essas atividades com segurança. É muito importante para esses grupos começar de forma gradual e na medida do possível aumentar o tempo e o ritmo do exercício.

Gostou desse artigo? Então corre para deixar um comentário e se inscrever em nossa newsletter, dessa forma você estará sempre por dentro de nossas melhores dicas para sua saúde.

Atendimento

Av. Sampaio, Nº 296, Centro
Feira de Santana - BA - 44125-280

(75) 3623-0940 / 3485-1210

paxbahia@paxbahia.com.br

Clique para ampliar