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Festas e férias? Mantenha a saúde no final do ano

Festas e férias? Mantenha a saúde no final do ano

Com a chegada do fim de ano e a época de férias, é comum reunirmos os amigos e familiares para comemorar e festejar mais um ano que se passou. É quando aproveitamos o tempo livre para fazermos tudo que mais gostamos e que no dia a dia é difícil devido a correria constante e das agendas apertadas.

Entretanto, nós sempre devemos ficar atentos e tomar cuidado para não exagerarmos na alimentação e no consumo de bebidas, afinal, todo esse abuso pode se tornar prejudicial para a nossa saúde futuramente.

Listamos alguns pontos que devemos nos alertar para que nossa saúde não seja prejudicada e que durante essa época do ano nenhum tipo de problema surja, até porque ninguém deseja ficar doente no período de festas e férias, não é mesmo?

Continue com as atividades físicas

Com as comemorações e os feriados da época de final de ano, é comum deixarmos os exercícios que praticamos diariamente que praticamos diariamente de lado e diminuirmos a rotina de atividades que adquirimos ao longo do ano. Porém, manter o hábito esportivo é importante para prevenir o ganho de peso, que ocasionalmente acontece nos finais de ano e impedir que as gordurinhas indesejadas acumulem no corpo, além de garantir que tenhamos mais energiae disposição para participar das confraternizações e curtir as férias com muito ânimo.

Mantenha uma alimentação saudável

Para todos, o final de ano e a época de férias significa comilança sem fim e sem pensar nas consequências, por isso pode parecer impossível manter uma alimentação saudável no fim de ano, já que é costume de muitas pessoas ao redor do mundo terem ceias de Natal e as festas da virada do ano cheias de comidas. Por isso, para manter o equilíbrio, nos dias que antecedem as festas, busque ter uma alimentação saudável, com pratos equilibrados e ricos em verduras e legumes.

Um fato curioso é que em épocas mais quentes, para algumas pessoas, ocorre a ausência de fome ocasionada pelo calor da época. Assim como comer demais, se alimentar menos do que o necessário também pode ser prejudicial, por isso, se você costuma perder o apetite, esforce-se para manter a alimentação de 3 em 3 horas, mesmo que com pequenos lanches. Nesses casos, dê preferência para frutas da estação e que sejam ricas na quantidade de água. 

Não abuse de bebidas alcoólicas...

Em época de festas, com todas as confraternizações e reuniões de amigos, é normal que o consumo de cerveja, whisky e vinhos aumentem. Isso é fato, afinal, é tempo de comemorar. O consumo de álcool, apesar de naturalizado por nossas culturas é, via de regra, prejudicial ao organismo, com exceção de bebidas muito específicas em dosagens muito baixas.

Por isso, o mínimo que podemos fazer para não abrir mão totalmente do consumo é não abusar, já que o excesso pode causar danos gravíssimos ao organismo (e também à reputação!) de quem extrapola. Se você gosta de beber durante as festas, lembre-se de sempre de estar sempre bem alimentado e se manter sempre hidratado. Beba uma grande quantidade de água entre os drinques, afinal a maioria dos efeitos negativos do álcool (como a ressaca) são causados pela desidratação. Beber água ajudará seu corpo a lidar com o álcool, afinal é tempo de confraternizar e não de sentir-se mal e causar estragos ao corpo.

E se abusar, existem as bebidas que ajudam a desinchar!

Nutricionistas recomendam massivamente o consumo de água de coco e sucos naturais, para reduzir o inchaço causado pelas bebidas alcoólicas ou gaseificadas que são ingeridas durante o período de férias e festas. Com a facilidade de encontrar receitas, você também pode preparar sucos detox que ajudam a eliminar os metais pesados do organismo, facilitar a digestão e amenizar o mal-estar causado pelo excesso de bebida.

Valorize o seu sono

Com a chegada das férias de final de ano muitas pessoas buscam tempo para descansar, e não só para festar. É recomendável não abdicar de dormir pelo menos 8 horas por dia, isso é essencial para que o seu corpo descanse e a sua mente não fique pesada. É comum querer aproveitar ao máximo todas as festas e não perder o tempo dormindo, porém é importante lembrar que ninguém possui um corpo de ferro, somos humanos e nosso corpo precisa de descanso.

Confirme que a sua saúde está em dia

É de grande importância sempre saber se a saúde está em dia. Para isso, é recomendado que você faça alguns exames de rotina e checagem, antes de qualquer viagem para ver se está 100% bem e aproveitar esse final de ano e a época de férias sem ter nenhum incidente.

Dicas para uma ceia de Natal saudável e um final de ano equilibrado

Para manter a tradição da ceia, não é preciso abolir os princípios nutricionais e uma alimentação equilibrada. É possível criar uma ceia de final de ano leve e sem excesso de carnes e comidas gordurosas. A grande variedade de legumes e frutas que temos, permite enfeitar pratos típicos das festas, como o chester e o peru, tornando-os mais apetitosos e saudáveis. As frutas também são uma excelente opção de sobremesa, além de dar mais alegria aos pratos ou fazer parte de saladas mistas e bem coloridas.

O que podemos comer?

Pratos com peixes, carnes de aves (peru, frango, chester) e lombo de porco magro. Diversas opções de saladas verdes, com frutas da estação (manga, pêssego, ameixa, uva, etc), legumes diversos, arroz e farofa elaborados com vegetais picadinhos, sobremesas (frutas frescas, gelatinas, o tradicional Panetone – com moderação). Frutas secas também podem ser adicionadas a diversos pratos como uvas passas, tâmara, ameixa e damasco.

O que beber?

O recomendado é que sucos naturais, chás, muita água podem ser ingeridos sem nenhuma ressalva e até duas taças de champagne ou vinho nos dias de festa, lembrando sempre de ingerir água entre os drinks.

O que evitar?

Para que não seja causado um mal estar durante ou após as confraternizações, é recomendado evitar carnes gordurosas como tender, leitão e costela, frituras e salgadinhos. Alimentos muito condimentados ou embutidos como maionese, queijos gordos, massas com creme e molhos cremosos (prefira molhos à base de tomate), creme de leite, catupiry, chantilly, refrigerantes e bebidas alcoólicas em excesso.

É importante lembrar que depois da natural comilança ocasionadas pelo fim de ano e período de férias, é importante que retomemos no início do ano novo, os costumes alimentares saudáveis e práticas de atividades físicas.

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