^ Voltar ao topo
(75) 3623-0940

Dicas de como melhorar a qualidade de vida após a aposentadoria

Dicas de como melhorar a qualidade de vida após a aposentadoria

É normal que muitas pessoas, após anos trabalhando, esperem a aposentadoria chegar. Diante de tanta expectativas criadas, quando isso enfim acontece, a experiência acaba não sendo como se imaginava. Existem explicações para isso.

Quem trabalhou por vários anos demora a se acostumar com a nova realidade social em que vive. Antes, possuíam uma rotina de sair para o trabalho todos os dias, agora, é comum que muitos aposentados sintam-se descartados pelo mercado de trabalho.

Outra razão é a associação, indevida, da aposentadoria ao envelhecimento, o que levam a pensar consequentemente, no fim de uma vida. Nos deparamos com isso ao vermos a quantidade de estabelecimentos que não estão preparados para receber os idosos.

Mesmo com a pressão social que sofrem, especialistas afirmam que o melhor momento para cuidar de si é a terceira idade, podendo estar perto dos familiares e realizar seus sonhos e metas, estabelecidas ao longo da vida.

Confira algumas dicas de como permanecer ativo após a aposentadoria.

Mantenha o corpo e a mente saudáveis

Após trabalhar a vida quase toda, não existe nada mais justo que desacelerar a rotina, certo?

Isso não quer dizer passar o dia inteiro sentado em frente à TV ou dormindo. O seu corpo estava acostumado a uma rotina de movimentação e correria, ir ao extremo pode danificar sua saúde e fazer com que você envelheça mais rápido.

Se exercitar ajuda a manter a mente sã, além dos benefícios para a saúde, e aumenta seu foco e disposição para trabalhar em novos projetos. Você deve pensar da seguinte maneira: para praticar atividades físicas é necessário ter disciplina e motivação, que são fatores importantes para os aposentados que desejam ficar ativos.

Qualquer atividade física no seu dia a dia, acompanhada de uma boa alimentação e as horas de sono adequadas, trará os benefícios desejados.

Mas aqui vai uma dica importante e fundamental: antes de começar a praticar qualquer exercício, procure um profissional de educação física ou um médico ortopedista para ter todas as informações. Eles poderão te ajudar a escolher uma atividade adequada.

Estabeleça metas para realizar durante a aposentadoria

Chegou a aposentadoria, e essa é a oportunidade perfeita para recuperar o tempo perdido e realizar os projetos que planejou.

Para isso, é importante que você primeiro estabeleça metas de curto prazo, para assim mais tarde focar nas de médio e longo prazo. No caso de uma viagem, você precisa definir o destino para onde quer embarcar, fazer uma pesquisa de preço, comprar passagens e reservar a sua estadia, assim poderá finalmente, viajar.

Metas não são mais do que: um conjunto de ações e conquistas que mostram que você está no rumo certo para alcançar seu objetivo.

É importante, que no momento de definir as metas, você possa pensar em atividades que estejam fora de sua zona de conforto, podendo assim estimular a sua resiliência e criatividade.

Faça trabalhos voluntários

O trabalho voluntário não gera renda, porém do outro lado, ele traz ganhos pessoais para quem faz. Ajudando o próximo, você exerce sua empatia, enquanto mantém a mente ocupada.

Você pode dar aulas para adultos ou crianças, distribuir roupas que não usa mais para pessoas carentes, doar alimentos ou fazer qualquer ação que agregue na vida de outras pessoas.

Procure, na internet ou na sua vizinhança, ONGs e instituições que realizam trabalho voluntário. Normalmente, eles estão sempre em busca de novos parceiros para participarem de suas ações.

Adquira um planejamento financeiro

Se ainda não faz parte da sua rotina ter um planejamento de orçamento mensal, onde descreva cada um dos seus gastos, está na hora de criar um! Nesse planejamento, todas as suas despesas diárias devem constar, independentemente dos valores.

É indicado que você separe-as em categorias, onde possa facilitar melhor a análise, acrescente todas as receitas, assim você terá mais controle sobre o que ganha todo mês.

Para montar esse planejamento, papel e caneta já são suficiente, mas você também pode usar planilhas do excel ou aplicativos de finanças nessas tarefas.

Pode-se notar que, com o orçamento em mãos, é muito mais fácil ver para onde o dinheiro está sendo direcionado todos os meses, assim você poderá alterar essas despesas ou não, tudo vai depender do seu planejamento.

Busque por um hobby

Pode parecer um pouco óbvio, mas com a chegada da aposentadoria, muitos ainda ignoram a importância de se ter atividades complementares, que sejam relaxantes e proporcionem satisfação pessoal. Ter um hobby depois da aposentadoria é importante para manter sua mente ativa.

Você pode customizar itens, pintar, cuidar do seu jardim, cozinhar, desenhar e inúmeras outras possibilidades. A notícia boa, é que através dessa atividade pode ter uma nova fonte de renda.

Já pensou em comercializar seus produtos e serviços? Ou ainda criar cursos online para compartilhar o seu conhecimento?

Se você ainda não possui uma atividade que goste de realizar corriqueiramente, aproveite para listar suas habilidades e pontos fortes. Assim, você descobre algo que sabe fazer bem se tornando um hobby em potencial no futuro.

Ter qualidade de vida, em qualquer momento, é fundamental para manter a saúde física e mental. Aposentar não é sinônimo de envelhecimento e consequentemente de fim da vida, mas sim que chegou o momento de cuidar de si mesmo. Todos têm o direito de aproveitar a vida, de ter um momento para si, onde possam também realizar seus sonhos e metas.

O que achou das nossas dicas? Curta, compartilhe e deixe sua sugestão ou comentário. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter, seu feedback é muito importante para nós. Até a próxima!

Atendimento

Av. Sampaio, Nº 296, Centro
Feira de Santana - BA - 44125-280

(75) 3623-0940 / 3485-1210

paxbahia@paxbahia.com.br

Clique para ampliar