12 alimentos para fortalecer sua imunidade contra o coronavírus

12 alimentos para fortalecer sua imunidade contra o coronavírus

A pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus, deixa um alerta a todos, principalmente aos mais velhos: é preciso cuidar da alimentação e manter hábitos saudáveis para manter a imunidade fortalecida. E para isso, existem alimentos que podem fazer a diferença no organismo e espantar a doença, que é de fácil contágio.

A Covid-10 atinge pessoas de todas as idades, visto que é uma doença nova para a qual não temos os anticorpos necessários. Porém, afeta de forma mais grave pessoas diagnosticadas com doenças imunodepressivas ou doenças autoimunes, a exemplo da diabetes e da hipertensão arterial, dentre outras.

Os idosos, que além de mais suscetíveis a doenças como as que citamos acima, naturalmente, devido à idade, apresentam um sistema imunológico menos eficiente do que os dos adultos mais jovens, devem redobrar os cuidados para manter a saúde em dia.

Conheça agora alguns alimentos que vão te ajudar a manter o coronavírus bem longe de você.

Alho

Possui alta quantidade de vitaminas A e C, nutrientes que ajudam no funcionamento do sistema imunológico. Também contém grande quantidade de elementos antioxidantes como selênio, alicina e quercetina, que ajudam na proteção de danos relacionados às infecções e ao envelhecimento.

Frutas cítricas

Consuma à vontade frutas como laranja, acerola, kiwi, tomate, além de brócolis, couve e pimentão verde e vermelho, que são ricos em vitamina C e antioxidantes, ideais para aumentar a resistência.

Vegetais verdes escuros

O brócolis, couve, espinafre são ricos em ácido fólico, um nutriente que auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo. Também é importante ingerir feijão, cogumelos (como o shimeji e o shiitake) e a carne de fígado, que possuem o mesmo nutriente.

Cereais, sementes e carnes

Ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico, a carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico). Portanto, coma estes alimentos à vontade.

Tomate

De fácil acesso e baixo custo, o tomate, tradicional na mesa dos brasileiros é rico em licopeno, e um forte aliado para combater doenças cardiovasculares, removendo radicais livres do organismo.

Ômega 3

Presente em azeites e no salmão, o ômega 3 auxilia as artérias a permanecerem sem inflamações, ajudando a imunidade do corpo.

Oleaginosas

As nozes, castanhas, amêndoas e óleos vegetais (de girassol, gérmen de trigo, milho e canola) são ricos em vitamina E e zinco. A vitamina auxilia no organismo, principalmente para os idosos, e combate a diminuição da atividade imunológica devido à idade.

Iogurte

Consumir iogurte ajuda a recompor as bactérias benéficas da flora intestinal chamadas probióticos, que combatem o organismo de bactérias "ruins", e contribuem para aumentar a imunidade

Própolis

O própolis contém proteínas e compostos com capacidade de alterar e regular o sistema imunológico, além dos benefícios de ser antibacteriano e antiviral.

Melancia

Possui glutationa, um potente antioxidante, grande aliado no fortalecimento do sistema imunológico.

Açaí

Na região norte do país, o açaí faz parte da alimentação da população, e por ser rico em antioxidantes, ajuda o organismo a combater o envelhecimento, além de várias doenças.

Além da alimentação, a suplementação vitamínica pode ser uma importante aliada da imunidade ajudando a manter os níveis de minerais e outros nutrientes sempre na medida certa. Porém, é importante realizar a suplementação com o acompanhamento de um médico especializado afinal o consumo de suplementos deve ser embasado em exames e nos contexto da saúde de cada indivíduo, além de outros fatores como idade, peso, sexo e a existência de outras doenças.

Agora com todas essas informações ficou mais fácil se manter saudável para enfrentar esse tempo difícil. Tudo ficará bem, mas não custa nada nos ajudarmos um pouquinho. Fortaleça sua imunidade e tire de letra toda essa pandemia. Cuide-se e cuide também de quem você ama. Logo tudo voltará ao normal!

Escreva nos comentários o que achou do nosso conteúdo. Assine nossa newsletter e fique por dentro de todos os conteúdos que publicamos!

Matriz: Rua Castro Alves n. 918, Centro Feira de Santana BA - 44001-592

(75) 3623-0940

(75) 3623-0940