Sarcopenia: saiba como ocorre e o que fazer para evitar

Sarcopenia: saiba como ocorre e o que fazer para evitar

O processo de envelhecimento inclui a perda de diversas funções do corpo humano e alterações no organismo, e entre elas está a perda da massa muscular. Essa diminuição é chamada de sarcopenia, palavra de origem grega, onde sarx quer dizer músculo e penia, perda. Esse processo é natural, e pode atingir pessoas acima de 65 anos.

Entre os problemas de saúde que são relacionados à sarcopenia estão alteração da massa e força muscular, limitação funcional, incapacidade física, condições que podem resultar em quedas, fraturas no corpo, invalidez e até mesmo em morte. Isso pode ocorrer a partir dos 40 anos, quando o corpo apresenta alterações hormonais entre outras características.

Nesses casos, infelizmente as pessoas não se dão conta da situação ou não têm o conhecimento da perda de massa muscular, e por isso não fazem um trabalho de prevenção, ocasionando em um diagnóstico tardio.

A sarcopenia pode atingir um organismo de duas formas. De acordo com o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, a perda de massa envolvendo um processo fisiológico é denominada sarcopenia primária. Quando é decorrente de hospitalização, com longos períodos de inatividade do corpo, pode ocorrer a sarcopenia secundária.

Os especialistas explicam que, além da perda natural da massa muscular, hábitos ruim também podem ocasionar na sarcopenia, como o sedentarismo, má alimentação, uso de bebidas alcoólicas, e até mesmo noites mal dormidas podem ser o estopim para a condição.

Deixar de envelhecer não é possível, mas sabia que há diversas formas de retardar a perda dos músculos e levar uma vida mais saudável na terceira idade?

Veja algumas estratégias para evitar o problema:

Faça exercícios físicos

O corpo precisa de movimento para se manter vivo, portanto se exercitar pode evitar esse mal.

Coma bem

Apostar em uma dieta rica em proteínas pode ajudar a prevenir a perda de massa muscular, isso ao ser associada à prática de exercícios de força. Entre as proteínas estão carnes, ovos, soja, proteína do soro do leite entre outros podem ser aliados para evitar a doença.

Beba água

Ingerir água é essencial para o funcionamento ideal do organismo.

Suplementos são aliados

A creatina auxilia no ganho de massa magra do corpo humano.

Não fume

O cigarro é um vício que traz inúmeros malefícios e doenças para o corpo, como a bronquite crônica, enfisema entre outras doenças pulmonares além de úlcera, osteoporose, catarata, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, menopausa precoce além de complicações na gravidez. Nessa grande lista, também está incluída a possibilidade de perda da massa na musculatura. Portanto, evitar esse vício é a garantia de ter uma velhice com mais saúde.

Quanto menos álcool melhor

Não é uma taça de vinho ou um copinho de cerveja por dia que causará grandes prejuízos ao organismo. Entretanto, como dizem os mais velhos, “tudo que é demais, sobra”, então não exagere na ingestão de álcool. De acordo com especialistas, o álcool desidrata e atrapalha o metabolismo, afetando assim os músculos.

Até o momento falamos sobre a prevenção, entretanto, ao ser diagnosticada, a sarcopenia é tratada - claro com acompanhamento profissional -, com a indicação de atividades aeróbicas e musculação, que podem ser realizadas duas vezes por semana, com duração de pelo menos 30 minutos. Mas tudo vai depender, obviamente, da indicação médica Ingerir proteínas também é de extrema importância para o equilíbrio do tratamento.

Sabemos que pensar no futuro muitas vezes parece ser desnecessário, mas as atitudes do presente podem fazer toda a diferença. Portanto, leve uma vida saudável conforme as dicas acima e chegue à terceira idade aproveitando todos os momentos especiais da vida.

Escreva nos comentários o que achou do nosso conteúdo. Assine nossa newsletter e fique por dentro de todos os próximos conteúdos publicados semanalmente!

Matriz: Rua Castro Alves n. 918, Centro Feira de Santana BA - 44001-592

(75) 3623-0940

(75) 3623-0940