^ Voltar ao topo
(75) 3623-0940

Saúde no verão: principais cuidados com os idosos

Saúde no verão: principais cuidados com os idosos

O verão está chegando e o merecido descanso de muitos trabalhadores e estudantes também. Essa época cheia de sol e energia é perfeita para aproveitar a praia e sair com os amigos, mas é também uma época que demanda diversos cuidados com a saúde.

Essa estação pode trazer alguns problemas de saúde bem comuns, como desidratação, hipertemia e queimaduras. Por isso, é importante evitar as horas mais quentes do dia, manter os ambientes de casa bem arejados, beber muita água e nunca se esquecer do protetor solar.

Com os idosos, esses cuidados devem ser redobrados. Isso porque a combinação do processo de envelhecimento com o aumento constante das temperaturas nos últimos anos, coloca a terceira idade em alerta para o possível desenvolvimento e piora de problemas de pressão, quedas e traumas repentinos.

Neste artigo vamos nos aprofundar no porquê dos idosos precisarem de maiores cuidados e de quebra lhe daremos algumas dicas para manter a saúde no verão. Continue com a gente e confira!

Por que os idosos precisam de mais cuidados?

O processo de envelhecimento causa a diminuição da quantidade de água no corpo dos mais velhos. Essa baixa quantidade de água natural em idosos, somada ao aumento da exposição ao sol e ao calor, piora o quadro de desidratação e hipertermia.

O corpo faz alertas e precisamos estar sempre atentos a eles. Os principais sinais são os lábios e língua secos e também a diminuição na quantidade de urina. Mas além desses sintomas mais comuns e facilmente despercebidos, podem ser sentidas também dores de cabeça, tonturas, fadiga, mal-estar geral e confusão mental.

Caso o quadro de hipertermia se agrave, náuseas, vômitos, fraqueza, contraturas musculares e até mesmo convulsões podem ocorrer.

É recomendado, não só beber cerca de 2 litros de água por dia, mas também a ingestão de legumes, frutas e verduras para repor os nutrientes perdidos pela transpiração.

A pele é outro organismo que fica mais fraco e fino com o passar dos ano, perdendo a capacidade de elasticidade e recuperação, tendendo a ter mais machucados e manchas. Por isso, o recomendado é que os idosos peguem sol antes das 9 horas e depois das 17 horas, por um período de 15 a 20 minutos, suficientes para a reposição da vitamina D.

Outros cuidados recomendados para os idosos durante o verão são: usar roupas leves e de cor clara; dar preferência a frutas e outros alimentos ricos em água, como a melancia e o melão; protetor solar, chapéus, bonés e óculos de sol são essenciais durante a exposição ao sol; não pare com as atividades físicas, mas dê preferências para aqueles que envolvam água, como a hidroginástica e a natação.

Principais cuidados com a saúde no verão

Os idosos precisam de maiores cuidados, isso não significa que o resto da população está livre de problemas de saúde relacionados ao verão. Todos devemos tomar cuidados durante essa estação que pode exigir muito de nós fisicamente.

A seguir, confira algumas dicas de cuidados que devem ser tomados pela população em geral:

Evite o sol do meio dia

O sol é a principal fonte de vitamina D para o nosso corpo, você não precisa, e nem deve, evitar a exposição solar completamente, mas o recomendado é evitar ficar completamente exposto nas horas de maior calor, ou seja, das 12h até cerca de 15h.

Nesses horários existe maior risco de queimaduras de pele e insolação, podendo levar à desidratação grave. Portanto, capriche no protetor solar e evite ficar com o topo da cabeça exposto.

Beba muita água

Consumir pelo menos 2 litros de água diariamente é importante sempre, independente da estação do ano. Mas como já dissemos aqui neste artigo, durante o verão, por conta do calor, da exposição solar e consequentemente do aumento da transpiração, tendemos mais à desidratação.

Portanto, consuma o recomendado de água mineral diariamente, mas acrescente também na sua dieta a água de coco, o suco natural, chás gelados, frutas e legumes.

Prefira refeições leves

O nosso organismo fica com a digestão mais lenta quando estamos em altas temperaturas, então durante as refeições, prefira comidas que são facilmente digeridas.

Evite comidas apimentadas, embutidas e gordurosas, pois estas provocam excesso de trabalho no estômago.

Fique atento à conservação dos alimentos

O verão, por conta do calor intenso, é a época mais propícia para a proliferação de bactérias capazes de provocar intoxicação alimentar. Por isso, cuidado com a quantidade de tempo que está guardando uma comida.

Outra dica é evitar alimentos de rua. Você não tem como ter certeza da qualidade da conservação do alimento e as condições de higiene em que ele foi feito. Prefira comer em restaurantes que passaram pela fiscalização e na praia leve seu próprio lanche em isopor ou bolsa térmica com gelo.

Cuidado com as roupas e biquínis molhados

Não são só as bactérias que fazem a festa durante o verão, os fungos também se proliferam mais durante essa época. A transpiração, principalmente nos pés, assim como as roupas molhadas pela piscina e pela praia, criam ambientes ideais para contaminação de micoses e candidíase.

Verão durante a pandemia de COVID-19

Este será um verão atípico. Infelizmente todas as recomendações para evitar a transmissão do novo coronavírus, vão no sentido contrário à nossa cultura brasileira de praia e festa durante o verão.

Devemos lembrar a todos que ainda estamos em meio a uma pandemia. Sim, queremos que você descanse e se divirta, mas também queremos que você conserve a sua saúde. Se decidir ir à praia, respeite todas as recomendações sanitárias.

Nunca se esqueça da máscara, leve sempre álcool em gel, mantenha a higienização constante das mãos e, principalmente, evite aglomerações. Os idosos fazem parte do grupo de risco, portanto, proteja-os tanto fora quanto dentro de casa.

Sim, é possível se divertir e aproveitar o verão mantendo a saúde e cuidados daqueles que estão à nossa volta. Previna-se de possíveis complicações com vírus, bactérias e fungos, cuide da quantidade de água e da exposição ao sol, mantenha uma dieta saudável e aproveite as suas férias!

Você gosta deste tipo de conteúdo? Aqui no blog da Pax Bahia você encontra diversos artigos sobre saúde e bem-estar, não deixe de conferir.

Nos conte nos comentários o que você achou deste conteúdo e não se esqueça de assinar a nossa newsletter para receber as novidades do blog em primeira mão.

Atendimento

Av. Sampaio, Nº 296, Centro
Feira de Santana - BA - 44125-280

(75) 3623-0940 / 3485-1210

paxbahia@paxbahia.com.br

Clique para ampliar