Própolis: conheça as propriedades dessa poderosa substância

Própolis: conheça as propriedades dessa poderosa substância

O própolis, substância que é responsável pelos mais diversos benefícios ao organismo, é um composto feito com pólen, cera e resina vegetais, obtido através das abelhas, que o utilizam para proteger as colmeias contra fungos e bactérias. Assim, como protege o ambiente desses animais, estudos já comprovaram que os múltiplos benefícios do própolis também aplicam suas propriedades antibióticas e fungicidas ao ser humano.

Além dessas propriedades, o própolis também atua como anti-inflamatório, antioxidante, antibacteriano, antifúngico, cicatrizante e, ainda por cima melhora o sistema imunológico, importante principalmente nesse momento em que o novo coronavírus, causador da Covid-19 e da pandemia que tirou milhares de vidas em todo mundo, e adoeceu outras centenas.

O própolis também atua no organismo com efeito antioxidante, e ajuda o corpo a eliminar radicais livres e a regenerar a pele em caso de lesões e no processo de limpeza do sistema imunológico.

Ao estimular as células, a substância produzida pelas abelhas incentiva ainda o organismo a se livrar de corpos estranhos que porventura se estabeleçam, impedindo ainda que bactérias e vírus se proliferem.

Aliado contra diversos males

Diversos estudos identificaram ainda que o própolis também é um dos aliados ao combate do envelhecimento precoce. Outros benefícios são:

Proteção dos dentes

Sabemos que a boca é repleta de bactérias, microrganismos que o própolis pode destruir com facilidade com um compostos chamado fenólicos. Além disso ele protege o esmalte do dente e ajuda a prevenir cáries e outras doenças bucais.

Xô amigdalites

Essa infecção nas vias aéreas superiores é causada devido a bactérias chamadas gram-positivas. Como o própolis tem ação antibacteriana, elas são destruídas com o uso da propriedade, auxiliando assim no tratamento da amigdalite.

Combate a acne

Também graças a ação antibacteriana, a propriedade é aconselhada para quem que combater a famosas e temidas espinhas, e pode ser utilizado através de sabonetes para lavar o rosto ou a parte do corpo acometida pela acne.

Cicatrizante

Além da amigdalite, o própolis ajuda o corpo a se recuperar de gripes, dores de garganta, sinusite, e ainda auxilia contra problemas respiratórios que se apresentam juntamente com os sintomas de tosse irritada ou com catarro.

Sono

Como senão bastasse todos esses benefícios ao organismo, ainda auxilia a regular o sono, já que estimula a melatonina produzida pelo corpo.

Tratamento de doença renal crônica

Um estudo clínico apontou que o extrato de própolis, além de possuir as propriedades anti-inflamatória, antioxidante entre outras, também mostrou ter efeito anti proteinúrico em modelo experimental de doença renal crônica.

Formas de uso

A indústria traz medicamentos a base do própolis de diversas formas. Para se usar o produto em gotas, ele pode ser aplicado em feridas ou até diluído em bebidas e aplicado na garganta. Entretanto, deve-se observar bem as instruções para qual será empregada e, obviamente, a recomendação médica, já que a posologia deve estar relacionada a idade e enfermidade.
Apesar dessas indicações, o extrato de própolis pode ser ministrado da seguinte forma:

  • Em caso de acne, deve ser aplicada de 1 a 2 gotas sobre a ferida, de 4 a 5 vezes por dia;
  • Algumas gotas em água fervida e para realização de inalações auxiliam em problemas respiratórios;
  • Para gargarejos, o ideal é diluir de 4 a 5 gotas do extrato, e usar no tratamento para dor de garganta;
  • Para curar tosse, gripe, sinusite ou amigdalite, colocar e 3 a 4 gotas do extrato de própolis no chá ou de 1 a 2 gotas em 1 colher de mel.

Agora que você conhece os múltiplos benefícios do própolis, acrescente-o em seu dia a dia para evitar doenças e para vários outros benefícios.

Este artigo foi útil para você? Seu feedback é muito importante para nós. Deixe seu comentário, curta, compartilhe e assine a nossa newsletter!

Matriz: Rua Castro Alves n. 918, Centro Feira de Santana BA - 44001-592

(75) 3623-0940

(75) 3623-0940