Impacto do isolamento social para idosos

Impacto do isolamento social para idosos

A necessidade de se manter em isolamento social neste período de risco para a contaminação com o novo coronavírus, causador da Covid-19-19 e da pandemia
mundial, é importante, principalmente para os idosos, pelo fato deles serem parte do principal grupo de risco para a doença. Ou seja, os idosos que contraem a Covid-19 tem mais chances de complicações mais sérias em decorrência da doença.

O problema é que se isolar do convívio social familiar, com amigos, ou até mesmo de atividades corriqueiras, como ir ao supermercado ou à banca de jornal por exemplo, pode ser um gatilho para o surgimento de distúrbios psicológicos e afetar pessoas de todas as faixas etárias, em especial os idosos.

Infelizmente, uma atitude simples como o isolamento social, que pode salvar a vida de milhões de pessoas pois evita a propagação do vírus, pode vir acompanhada da solidão, crises de ansiedade, seja ela mais leve ou intensa, e até mesmo momentos de melancolia e depressão.

A ansiedade, que pode ser caracterizada por sentimentos recorrentes de preocupação intensa, excessiva e persistente e medo de situações cotidianas, em casos mais extremos causa frequência cardíaca elevada, respiração rápida, sudorese e sensação de cansaço, que pode complicar a saúde de pessoas idosas.

Cuidar da nossa própria saúde mental é de extrema importância nesse período tão sombrio e recheado de incertezas em que vivemos, e auxiliar os mais velhos à medida do possível é necessário. Mas como ajudá-los a manter a saúde mental e a lidar bem com as emoções?

Especialistas e até a Organização Mundial de Saúde (OMS) abordam constantemente o tema e dão dicas de como cuidar da mente neste período.

Sempre é preciso bater nas seguintes teclas:

Pare, respire, pense

Não adianta se desesperar com a situação e ficar criando hipóteses sobre esse momento crítico. Isso gera mais ansiedade e pode tornar o isolamento social mais penoso para todos, inclusive para os idosos.

Tenha uma rotina saudável

Praticar atividades físicas é importante em qualquer faixa etária, e o corpo precisa de movimento. Então, mesmo dentro de casa, arrume um espacinho para praticar exercícios, e mantenha uma alimentação igualmente saudável, apostando em alimentos que auxiliam o sistema imunológico a combater as doenças, inclusive a Covid-19.

Converse com outras pessoas

Felizmente as redes sociais estão sendo grande aliada das pessoas que estão cumprindo o isolamento social, portanto utilize-as a seu favor. Nada de ficar
pesquisando coisas ruins ou compartilhando notícias falsas, as famosas fake news, que só desinformam a população. Fale com a família, amigos, tudo na segurança da sua casa e evitando aglomerações.

Seja gentil com vocês e com outras pessoas

Seja um transmissor de mensagens positivas, não se culpe ou se cobre constantemente, nem faça isso com outras pessoas. Esse é um momento de todos darmos as mãos para enfrentar esse problema mundial, que está levando muitas vidas e causando sofrimento a milhões de famílias. Então nada melhor do que ser gentil consigo mesmo e com as pessoas que por ventura precisarem de seu apoio.

Não deixe de pedir ajuda se precisar

Além de tomar todos os cuidados com a saúde mental, o ideal também é procurar ajuda psicológica, que em muitos casos também se adaptou ao isolamento social e pode auxiliar quem precisa de maneira remota.

O ideal ainda é aliar essas dicas dadas pela OMS com atividades que sejam prazerosas, como ler um bom livro, assistir algo bacana na TV ou outras atividades que tragam satisfação aos idosos, para evitar momentos de tédio que culminam em ansiedade excessiva.

Com todos se ajudando e prestando atenção a esse grupo que mais sofre com a Covid-19, atravessar esse momento de dificuldade poderá se tornar mais leve.

Esse conteúdo foi interessante para você? Escreva nos comentários o que achou do nosso conteúdo. Assine nossa newsletter e fique por dentro de todos os conteúdos que publicamos!

Matriz: Rua Castro Alves n. 918, Centro Feira de Santana BA - 44001-592

(75) 3623-0940

(75) 3623-0940