Por que beber água? 5 motivos para cuidar da hidratação

Por que beber água? 5 motivos para cuidar da hidratação

Todo mundo certamente já ouviu algo como: o corpo humano é capaz de aguentar semanas sem ingerir alimentos, mas não suportará muitos dias sem ingerir água. Muito embora saibamos que uma rotina alimentar saudável é fundamental para a qualidade de vida e a saúde do organismo - e ninguém em sã consciência vá submeter o seu corpo a situações tão extremas -, a frase que citamos tem seu fundo de verdade.

A água pode ser considerada o elemento mais fundamental à vida da forma que conhecemos, não apenas a humana. Nós, seres humanos, ainda que tenhamos de 50% a 80% do nosso peso corporal composto por água, não possuímos nenhum tipo de aparelho em nosso organismo que funcione como reservatório deste líquido tão precioso, de modo a garantir as nossas funções vitais sem a necessidade do consumo constante de H2O.

É de conhecimento geral a indicação de que cada indivíduo deve consumir pelo menos 2 litros de água por dia, mas isso deve ser encarado como uma média desejável. Obviamente cada contexto pode indicar maior ou menor necessidade desse consumo, por exemplo, pessoas que vivem em regiões mais frias perdem menos líquido através da transpiração, por outro lado quem vive em regiões muito secas e quentes, ou praticam diariamente exercícios físicos, podem necessitar de uma reposição mais intensa. Além desses contextos, fatores como massa corporal e rotina alimentar também podem influir na quantidade real que cada indivíduo necessita diariamente.

Aliás, a transpiração, a urina, a respiração e outras atividades fisiológicas vitais, nos fazem perder cerca de 2 litros de água a cada 24h. A água é necessária para praticamente todas as funções básicas do organismo e a sua falta pode causar problemas como tontura, fadiga, dores de cabeça, fraqueza, e, por tempo prolongado, pode levar a problemas mais sérios e até à morte.

Acompanhe abaixo cinco bons motivos para manter o organismo sempre hidratado bebendo água com frequência durante o dia.

1. Regula a temperatura corporal

Nosso organismo utiliza a água que ingerimos para manter a temperatura corporal dentro do nível desejável para o corpo humano, que deve estar na média de 36,5ºC. Seja durante a realização de atividades físicas ou em ambientes externos muitos quentes, o corpo resfria nosso corpo por meio da transpiração que acontece com a liberação de água através dos poros. Dessa forma o organismo previne os riscos de um superaquecimento ou de mudanças muito bruscas de temperatura corporal.

2. Reduz a pressão sanguínea e protege o coração

A presença de água no organismo está diretamente relacionada com a densidade do sangue na circulação e com o bom funcionamento do aparelho cardíaco. A água no organismo torna o sangue menos espesso, sendo muito recomendado a hipertensos, permite também uma maior fluidez em todo o sistema circulatório sendo fator de prevenção a derrames e infartos.

3. Desintoxica o corpo e protege os rins

Não é só nas tarefas domésticas que a água é o ingrediente principal da limpeza, o equilíbrio hídrico do seu corpo é fundamental para eliminar toxinas, resíduos e outras impurezas do sangue e de todo o organismo. A água funciona como diluente das impurezas facilitando o trabalho de sistemas excretores e garantindo a saúde e a longevidade dos rins, do sistema urinário e dos intestinos, impedindo o acúmulo de impurezas que podem resultar em pedras nos rins ou desequilíbrios que podem resultar em infecções urinárias.

4. Melhora o transporte e a absorção de nutrientes

Lembra o que falamos acima sobre a água ser vital para um boa circulação pois reduz a densidade do sangue? A circulação sanguínea também é responsável por distribuir todos os nutrientes obtidos na digestão dos alimentos pelo corpo e essa tarefa é comprometida por um sangue espesso, com seu conteúdo plasmático comprometido. Além disso, a água também é essencial para a absorção de certos nutrientes hidrossolúveis, como acontece com as vitaminas C e do complexo B.

5. Revitaliza a pele e regula o intestino

Fatores essenciais para o bem estar de qualquer pessoa, a boa aparência e a regulação intestinal realmente fazem diferença no humor e na disposição. Além de favorecer a liberação de toxinas que são prejudiciais à pele, a água é responsável por deixar nossa derme túrgida, hidratada e viçosa, retardando o envelhecimento. O bom funcionamento da flora intestinal e uma boa forma de prevenir desarranjos como prisão de ventre é combinar uma alimentação rica em fibras com a reposição adequada de água.

Restou alguma dúvida de que a água é um santo remédio para o seu organismo? Lembre-se que parte do total de água que você deve consumir diariamente pode estar presentes em frutas, verduras e outros tipos de bebidas. Lembre-se também que a sensação de sede já é um sinal de desidratação, portanto tome água com frequência independente da sua sede.

Se gostou desse artigo lembre-se de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e contribuir para um mundo mais hidratado e transbordando bem estar.

 

Matriz: Rua Castro Alves n. 918, Centro Feira de Santana BA - 44001-592

(75) 3623-0940

(75) 3623-0940