Insônia: melhore a qualidade do seu sono com as nossas dicas

Insônia: melhore a qualidade do seu sono com as nossas dicas

Um aspecto de importância indiscutível na busca por um bom padrão de qualidade de vida é o sono. O período de descanso do corpo e do organismo é vital para o bom funcionamento de todas as nossas funções físicas e mentais, contribuindo diretamente para o fortalecimento do nosso sistema imunológico, a eficácia dos processos de aprendizado e tudo que se refere à saúde mental.

Por outro lado, a falta de cuidado ou a existência de outras disfunções que prejudicam a qualidade do sono podem afetar negativamente inúmeros aspectos da saúde, favorecendo o desenvolvimento de patologias como a obesidade, problemas cardíacos, imunodeficiência, problemas de pele e envelhecimento precoce. Não dormir adequadamente pode estar relacionado, inclusive, com a incidência de câncer e com a redução da expectativa de vida.

A insônia é um mal que afeta uma grande parcela da população e que tende a aumentar a recorrência conforme envelhecemos. Sendo primária (quando a insônia é a causa em si) ou secundária (quando é consequência de outro problema), os motivos da insônia devem ser devidamente identificados e combatidos, mesmo que para isso seja necessário a ajuda de profissionais da saúde.

Existem, no entanto, algumas boas práticas que você pode (e deve) tentar antes de recorrer a clínicas, exames e remédios para dormir. O conjunto de algumas dessas práticas que primam por criar hábitos e ambientes propícios para o bom desenvolvimento do sono é chamado por alguns de “higiene do sono”. Acompanhe nossas dicas e aumente suas chances de ter um sono cada vez mais revitalizante.

Invista em conforto

É importante que o colchão e travesseiro escolhidos sejam de boa qualidade e estejam em bom estado. Detalhes como densidade, material, altura dos travesseiros devem ser escolhidos de forma personalizada para você, pois dependerá de como o seu corpo se sente mais confortável e consegue relaxar melhor. Estes itens são fundamentais para que ao repousar a sua coluna esteja bem alinhada, evitando desconfortos que podem te fazer acordar no meio da noite ou sentir dores no corpo ao despertar.

Crie um ambiente propício

A temperatura e a iluminação do seu quarto não podem ser empecilhos para que seu corpo entenda que é hora de repousar. A dinâmica do dia e da noite que influencia tudo na natureza, o ritmo circadiano, também fornece ao nosso organismo elementos para que ele entenda qual é a hora certa para a atividade e qual período do dia mais propício para o descanso. Sabendo disso, é possível recriar no seu quarto essas condições da melhor forma possível.

Investir em cortinas de boa qualidade e evitar fontes indesejadas de luz no seu ambiente de descanso estimula seu corpo a produzir a sensação de sonolência necessária para pegar no sono. Garantir que luzes indesejadas não surjam no decorrer da noite também é importante para que o seu sono não seja interrompido no meio.

O controle da temperatura também é fundamental para estimular a sonolência no corpo, temperaturas mais baixas fazem com que o corpo reduza consideravelmente as atividades fisiológicas, favorecendo o estado de descanso pleno.

Evite atividades estimulantes

Tente criar uma dinâmica nas últimas horas antes de ir para cama na qual você vá gradativamente se desconectando dos estímulos visuais, sonoros e mentais mais intensos. Isso significa não ir para a cama utilizando o celular, assistindo televisão ou ouvindo músicas muito altas ou agitadas. Opte por atividades mais relaxantes e menos estimulantes, como por exemplo leituras leves, exercícios de respiração ou meditação.

Controle o que você ingere

Como você já pode ter percebido, as escolhas que você faz nos momentos anteriores ao descanso podem influenciar para o bem ou para o mal a qualidade do seu sono. Os alimentos e bebidas deste momento pré-sono merecem atenção especial.

Jamais coma logo antes de se deitar, nem o trabalho digestivo nem o seu sono serão beneficiados com essa atitude. Evite o consumo de comidas pesadas ou grandes quantidades no período noturno, opte por lanches leves e frutas. Evite também o consumo de bebidas estimulantes como café, erva mate, energéticos ou refrigerantes no turno da noite, assim como bebidas alcoólicas ou qualquer outro tipo de droga.

Evite atividades físicas antes de dormir

A prática frequente de atividades físicas também ajuda muito a melhorar a qualidade do sono, no entanto é necessário planejar qual o melhor horário para realizá-las. Se você não tem tempo para se exercitar durante o dia, procure dar uma margem de pelo menos 3h entre o fim da atividade e o momento de deitar-se. Evite também atividades muito pesadas, emocionantes ou desgastantes no turno da noite, lembre-se que se exercitar libera hormônios neuro estimulantes que fazem muito bem para o seu corpo e mente, mas que não são tão bem-vindos no momento de descansar.

Procure métodos alternativos

Se utilizar de fármacos controlados para estimular o sono deve ser a sua última opção, somente em casos críticos e com o devido acompanhamento médico. No entanto, existem substâncias naturais que podem te auxiliar a relaxar e acalmar antes de pegar no sono, o chá de camomila e o maracujá são alguns desses alimentos naturais e eficazes.

A utilização de músicas para relaxamento e aromatizadores de ar também são métodos que podem dar certo para algumas pessoas, vale a pena a tentativa para saber se te ajuda ou não.

O estabelecimento de uma rotina para o seu sono, levando em conta todas essas dicas que demos, com horários e condições bem estipulados, transformará o momento de dormir em algo sob controle, fazendo com que o próprio corpo automaticamente passe a entender e absorver cada passo deste rito que o conduzirá ao sono de qualidade.

Você costuma apresentar dificuldades para dormir? Tente seguir nossas dicas e nos deixe uma mensagem dizendo se essas boas práticas fizeram diferença para você!

A ansiedade atrapalha o seu sono? Clique e veja outras dicas valiosas

Matriz: Rua Castro Alves n. 918, Centro Feira de Santana BA - 44001-592

(75) 3623-0940

(75) 3623-0940