^ Voltar ao topo
(75) 3623-0940

Dormir pouco e seus malefícios

Dormir pouco e seus malefícios

De acordo com dados da Associação Mundial de Medicina do Sono, problemas relacionados ao sono já são uma epidemia global que prejudicam a saúde e a qualidade de vida de 45% da população. Sendo assim, os males relacionados a dormir pouco não devem ser ignorados.

É comum que as pessoas considerem o tempo que passam dormindo como um período improdutivo, mas a verdade é que ocorre justamente o contrário. É durante o sono que diversas funções importantes são realizadas pelo nosso organismo.

Saiba mais sobre a importância de dormir bem e descubra os principais malefícios de dormir pouco. Acompanhe a seguir.

A importância de dormir bem

Dormir bem é um dos pilares essenciais para a manutenção da saúde e qualidade de vida, estando lado a lado com seguir uma rotina alimentar equilibrada e praticar exercícios regularmente.

Isso porque, enquanto dormimos, diversas funções importantes são executadas por nosso organismo. É nesse momento que o metabolismo é regulado, nosso sistema imunológico reforçado e que as novas memórias e o aprendizado do dia são consolidados.

Afinal, quantas horas dormir por noite?

A quantidade diária de horas de sono varia de pessoa para pessoa - enquanto algumas precisam dormir mais de oito horas, outras com sete horas já acordam bem.

Dessa forma, o período ideal de horas de sono varia de acordo com o perfil e a faixa etária - quanto mais idade, geralmente, menos sono se sente. Assim, enquanto uma criança pequena dorme até 14 horas por noite, um adulto com mais de 60 anos comumente precisa dormir sete horas por noite.

7 problemas que dormir pouco podem causar

Dormir pouco pode causar diversos problemas para nossa saúde. Entre eles, estão:

1. Obesidade

Conforme dados, dormir cinco horas por noite aumenta em 60% o risco de obesidade. Enquanto dormir seis horas aumenta em 27% esse risco. Aqueles que dormem quatro horas ou menos apresentam risco três vezes maior de se tornarem obesos no futuro.

2. Problemas cardíacos

Em uma pesquisa, constatou-se que o risco de doenças cardíacas é 2,2 vezes maior para quem dorme cinco horas ou menos por noite.

3. Baixa imunidade

Quando dormimos, nosso organismo trabalha na produção de anticorpos, que o defendem contra infecções, vírus e bactérias. No entanto, quando se dorme pouco, o corpo não consegue produzir quantidade adequada de anticorpos, o que reduz a função imune e torna o organismo mais suscetível a doenças.

4. Problemas de pele e envelhecimento precoce

Também, enquanto dormimos, nosso corpo produz hormônios "rejuvenescedores", tais como a melatonina e o hormônio do crescimento, que desenvolvem função reparadora.

Assim, entre os males de dormir pouco, também está uma variedade de problemas de pele. Entre eles, o surgimento de espinhas e rugas, o ressecamento de pele e problemas de cicatrização.

5. Desenvolvimento de câncer

Entre quem tem uma rotina inadequada de sono, o risco de desenvolvimento de câncer tende a ser mais elevado.

Um estudo constatou que, para quem dorme menos de seis horas por noite, há um risco maior de desenvolvimento de pólipos colorretais potencialmente cancerosos.

6. Problemas de memória e aprendizado

Dormir pouco também pode gerar declínio cognitivo e afetar processos que envolvam o aprendizado e a memória. Isso porque é durante o sono que novas informações e memórias são processadas e codificadas no cérebro.

Dessa forma, quem está com seu sono em dia apresenta mais facilidade em aprender coisas novas e de lembrar-se desse novo aprendizado.

7. Menor longevidade

Por fim, dormir pouco pode, ainda, reduzir a expectativa de vida das pessoas. Sono insuficiente pode diminuir a longevidade e elevar o risco de morte, segundo estudo feito pela Universidade de Estocolmo que registrou que quem dorme cinco horas ou menos por noite pode apresentar uma taxa de mortalidade 65% maior do que a de quem dorme um período maior.

E então, ficou mais claro para você que dormir pouco pode acarretar diversos problemas de saúde e qualidade de vida? Quantas horas você dorme por noite? Deixe sua mensagem nos comentários.

Atendimento

Av. Sampaio, Nº 296, Centro
Feira de Santana - BA - 44125-280

(75) 3623-0940 / 3485-1210

paxbahia@paxbahia.com.br

Clique para ampliar