5 dicas de como controlar a ansiedade

5 dicas de como controlar a ansiedade

Não vivemos tempos fáceis para a saúde mental. Não que algum momento da história tenha sido mais fácil que outros, mas certamente o atual momento, com tanto volume de informação, de exposição da vida íntima, expectativas, crises sociais e econômicas e uma dificuldade cada vez maior de compreender e lidar com o próprio lugar no mundo, formam uma conjuntura propícia para deixar a cabeça a mil.

Não sem motivos, muitos especialistas já apontam a Ansiedade como o grande mal do século XXI. Mais do que uma simples enfermidade psicológica, esse tipo de stress é capaz de desencadear outras patologias ainda mais graves como a depressão ou afetar aspectos fisiológicos do corpo aumentando, por exemplo, o risco de infartos.

A ansiedade se manifesta de diversas formas e com diferentes graus de intensidade em cada indivíduo. Alguns dos problemas relacionados mais conhecidos são a fobia social, síndrome do pânico, o estresse pós-traumático, o famoso TOC (transtorno obsessivo compulsivo) e a ansiedade generalizada. Sendo assim, mais indicado é sempre buscar um diagnóstico médico e um acompanhamento psicológico, além de medicamentos em caso de necessidade.

Aprenda neste artigo, dicas simples que podem ajudar no controle da sua ansiedade e a exercitar sua mente para evitar crises. Porém, as dicas que daremos a seguir não substituem um aconselhamento profissional, devendo ser utilizadas apenas como uma forma de acompanhar um tratamento ou amenizar casos menos severos.

1. Exercite o seu corpo

A atividade física branda e rotineira, como uma corrida ou caminhada, é um santo remédio para uma série de problemas que podem afligir uma pessoa. A polivalência de benefícios do exercício físico pode ajudar de diversas formas no autocontrole de um quadro de ansiedade. Um aspecto importantíssimo é o hormonal, atividades médias e leves realizadas de forma frequente estimulam a produção de hormônios neuro-estimulantes, cuja baixa presença no organismo é apontada como uma das causas químicas para a ansiedade. Serotonina e adrenalina são algumas dessas substâncias.

Como a ansiedade não se resume a uma deficiência física, a prática de exercícios também favorece fatores como auto-estima, manutenção da saúde e do bem-estar físico, itens que também podem estar relacionados a pioras gradativas e a ocorrência de crises.

2. Conheça o poder da respiração

O conhecimento da respiração ainda é uma matéria subestimada pelas pessoas. Saber controlar sua respiração e aperfeiçoar esse conhecimento através de técnicas, exercícios e muita prática é uma poderosa arma para o autocontrole mental e para o relaxamento do próprio corpo.

Práticas como a da ioga e algumas outras atividades meditativas podem fornecer esse tipo de aperfeiçoamento respiratório que ajudar a combater o stress e a controlar somatizações comuns em crises de ansiedade como a falta de ar, a taquicardia, a tontura e o enjôo.

3. Exercite o autoconhecimento

Como acabamos de falar de respiração e ioga, não podemos deixar de falar sobre algo que abrange tudo isso, o autoconhecimento. Um dos aspectos psicológicos que favorecem a ansiedade é a insegurança e a incerteza perante a vida. Não conseguir controlar tudo a sua volta será um problema menor se você conhecer melhor pelo menos os seus próprios limites.

Não é fácil, mas, aos poucos, é possível ter uma relação melhor consigo mesmo, entender os sinais do próprio corpo e o que faz ou não faz bem para o próprio psicológico. Exercitar esse autoconhecimento, saber que situações e contextos são negativos e podem servir de gatilho para uma crise, ajudam a pessoa a sentir-se mais dona de si e adquirir mais confiança. Lembre-se: esse processo passa principalmente por aprender a respirar e olhar para si mesmo com aceitação e carinho.

4. Busque uma alimentação funcional

O alimento é o que nos dá energia e nos provê diariamente pequenas doses de “remédios” naturais existentes nos nutrientes do que ingerimos. Por outro lado, existem aqueles tipos de alimentos que atrapalham o bom funcionamento do seu organismo e podem favorecer deficiências nutricionais.

Um dos maiores aliados na produção da serotonina é o aminoácido triptofano, presente em alimentos integrais, castanhas e na banana, por exemplo. Minerais e vitaminas (principalmente do complexo B) também auxiliam na manutenção do organismo e na boa produção dos hormônios cuidados. Tenha cuidado e evite carboidratos refinados (como a farinha de trigo) e gordura saturada, pois estes alimentos prejudicam o organismo e favorecem a produção do cortisol, conhecido como hormônio do stress.

5. Proteja o seu momento de descanso

Uma pessoa que sofre de ansiedade deve proteger com unhas e dentes e zelar com disciplina pelo seu momento de repouso. Não ter um momento adequado para gozar do sono prejudica o organismo como um todo e a imunidade podendo fazer mal ao coração e até à pele. O cérebro, no entanto, é o mais prejudicado com as noites perdidas, que favorecem o surgimento de stress, confusão mental, dificuldade de concentração e abrem o caminho para a ocorrência de crises de ansiedade.

Cuide bem do seu “ninho”, invista em conforto e tranquilidade. Evite pensar coisas negativas antes de dormir, bem como conversas preocupantes e grandes estímulos visuais. Saia de perto do celular e do computador se possível. Essa é a hora de você ler algo leve e prazeroso ou simplesmente meditar e colocar em prática as técnicas de respiração de que falamos acima.

Podemos resumir todas essas dicas com a seguinte frase: se trate bem e seja cuidadoso consigo mesmo. Tome Sol, ele é ótimo para ativar a produção de vitaminas. Respire ar-fresco e tenha contato de vez em quando com a natureza. Esteja perto de quem te faz bem, família e amigos, e evite situações e companhias que te oprimem e angustiam.

Esperamos que essas dicas possam ajudar no encontro de uma postura mais sadia e positiva no combate à ansiedade. Não deixe de pedir ajuda quando achar que está muito pesado para suportar sozinho.

O que achou deste artigo? Deixe um comentário com sua opinião e compartilhe com seus amigos caso tenha achado interessante.

Matriz: Rua Castro Alves n. 918, Centro Feira de Santana BA - 44001-592

(75) 3623-0940

(75) 3623-0940