Como cuidar da saúde durante o home office
As novas tecnologias mudaram o mundo. Elas transformaram a maneira das pessoas se comunicarem e, consequentemente, trabalharem. Hoje, qualquer trabalho que exija apenas um computador e uma boa conexão com a internet, pode ser feito dentro da sua própria casa.
Home office significa, em tradução literal, escritório em casa. Mas, em termos gerais significa trabalhar em qualquer local alternativo que não seja o escritório da empresa. Ou seja, é o tipo de trabalho que os funcionários se conectam à distância.
Muitas empresas optaram por aderir a esta modalidade de trabalho desde o início de seu funcionamento; outras fazem meio períodos onde os funcionários trabalham de casa e depois no escritório da empresa.
A modalidade aparece como uma oportunidade de trazer mais conforto para o funcionário, e menos despesas para o empreendedor. Mas nem tudo são flores e o home office também tem suas dificuldades, principalmente quando falamos sobre a saúde dos funcionários.
Se o home office é uma nova experiência para você, não se preocupe, existem maneiras de atravessar este período com mais tranquilidade, e este artigo está aqui para te ajudar.
As vantagens do home office
Todos os envolvidos ganham em quesitos pessoais com o home office. Passam a ter mais tempo com a família, podem fazer tarefas domésticas ou de outros assuntos entre tarefas do trabalho, reduzem o estresse relacionado aos problemas da cidade, como poluição sonora, trânsito e mudanças climáticas, entre outros.
Em quesitos profissionais, o home office oferece a possibilidade dos funcionários terem mais autonomia, liberdade e economia. Você pode gerenciar os seus horários (caso não atenda a clientes), pode trabalhar da maneira que achas mais produtivo (desde que entregue resultados) e pode economizar tempo e dinheiro, já que não é preciso fazer uso de transporte e alimentação fora do local, e não gasta o tempo que gastaria no trânsito e até mesmo no escritório.
Para o empreendedor, há uma redução significativa de custos, como por exemplo o de manutenção do local de trabalho. Ele também se depara com um aumento na produtividade da equipe, que está menos estressada e mais livre para trabalhar como acreditam ser melhor.
Os perigos do home office
Apesar do tempo com a família ser uma vantagem, também pode ser uma distração. Algumas pessoas possuem a dificuldade de entender que não é por que estamos em casa que não estamos trabalhando. É necessário saber impor limites e definir o que é vida pessoal e o que é trabalho.
A falta de interatividade entre colegas de trabalho também pode ser prejudicial, tanto em quesitos profissionais, quando uma equipe se comunica menos e perde informações cruciais, quanto em quesitos pessoais. Afinal, o ambiente de trabalho é também um espaço de interação social, é nele que conhecemos novas pessoas e podemos criar laços afetivos.
Caso more sozinho, isso pode acarretar em uma tendência ao isolamento social, e consequentemente problemas de saúde psicológica.
Algumas pessoas confundem trabalho remoto com trabalho 24 horas. Existe a possibilidade de excesso de carga de trabalho, acarretando problemas na saúde física e mental, como: desregulamentação do sono, sedentarismo, problemas de visão por passar muito tempo em frente ao computador, problemas de coluna por conta da posição de trabalho e claro, estresse por conta da quantidade de tarefas.
Auto cuidados necessários durante o home office
Invista em um ambiente confortável
O seu local de trabalho precisa estar preparado para a quantidade de trabalho à vista. Portanto, o conforto deve ser o máximo possível. Desde uma cadeira que evite problemas futuros de postura, até um iluminação que não exija tanto dos seus olhos, afinal a sua visão não deve ser forçada em qualquer hipótese.
Além disso, os barulhos também podem acarretar em dores de cabeça, estresse e irritabilidade. Procure um local que seja pouco afetado por ruídos que possam entrar pelas janelas, como barulhos de trânsito, construções, crianças e animais.
Organize uma rotina de horários e mantenha o sono em dia
Organize o seu dia para que não sinta a necessidade de extrapolar horários. Você não irá precisar se preocupar com horários e datas limites se tiver um planejamento cuidadoso e se comprometer às tarefas diárias.
Caso não consiga terminar todas as tarefas no horário devido, não se preocupe, isso acontece. Amanhã será outro dia, e terás a oportunidade de terminar o que ficou faltando. É importante que assim que fechar o seu horário de trabalho, você desacelere.
Você precisa de uma boa noite de sono para conseguir se manter disciplinado, então esqueça das tarefas profissionais. Saiba criar uma barreira entre a vida profissional e a vida pessoal.
Não sacrifique intervalos
Como já mencionado, você precisa respeitar os seus horários. Atividades prolongadas causam grande estresse e cansaço físico e mental.
O recomendado é fazer uma pausa a cada 1 ou 2 horas de dedicação ao trabalho. Faça intervalos de 10 a 20 minutos, e aproveite esse tempo para fazer alongamentos, pegar um café ou conversar um pouco com a sua família ou amigos.
Não faça deste intervalo um momento de procrastinação e nem o sacrifique achando que você precisará deste momento para terminar alguma atividade, tudo tem o seu tempo.
Aproveite que está em casa e mantenha uma boa alimentação
Uma das vantagens de se trabalhar em casa, é poder manter uma alimentação mais saudável e regulada.
Faça refeições leves e saudáveis, busque por alimentos com grande cargas de energia e nutrição.
E atenção: não pule o seu horário de almoço, como muitas vezes fazemos no escritório da empresa. Nem mais cedo, nem mais tarde. Respeite as necessidades do seu organismo.
Além disso, este é um tempo para você. Mais do que apenas te trazer energia e nutrição, é também um tempo de descanso para a sua mente. Então saia do seu ambiente de trabalho, sente-se na mesa e converse com os outros a sua volta.
Faça exercícios físicos
Já te falamos sobre os alongamentos nos 10 minutos de intervalo, mas queremos te convidar a fazer mais. Crie uma rotina de exercícios, antes ou depois do trabalho.
Você não precisa sair de casa, caso administrar os horários seja uma dificuldade. É possível se exercitar em absolutamente qualquer lugar. O que não dá é para ficar 8 horas diretas sentado em um mesmo local.
O sedentarismo aumenta significativamente a sensação de cansaço, além de causar doenças no coração, obesidade e trombose.
Cuide da sua saúde mental assim como da saúde física
Pode não parecer à primeira vista, mas todos os pontos já mencionados também se referem a saúde mental. O nosso corpo está todo conectado, complicações psicológicas se refletem na nossa condição física, e vice-versa.
Sempre priorize a sua saúde mental à deveres e tarefas do trabalho. A sobrecarga mental é um dos grandes empecilhos para uma boa produtividade, então mesmo que você esteja preocupado com o trabalho, não vale a pena colocar a sua saúde em risco.
Valorize o trabalho de profissionais da área psicológica e não tenha medo de buscar ajuda caso seja necessário.
Para mais conteúdos como este, repleto de informações sobre saúde, bem-estar, qualidade de vida e muito mais, continue acompanhando nossos conteúdos e não esqueça de deixar seu feedback. Assine nossa newsletter para receber as novidades em primeira mão!