Garganta inflamada? Veja alguns remédios caseiros

Garganta inflamada? Veja alguns remédios caseiros

Está com aquela dorzinha chata, dificuldade para engolir e irritação na garganta de forma geral?

A dor de garganta é um sintoma relativamente comum, que não precisa de doenças adjacentes para aparecer e, portanto, pode ser tratada em casa, com soluções naturais e medicamentos caseiros.

Mas antes de entregar as nossas dicas, lembre-se que também é muito importante repousar e manter uma hidratação e alimentação corretas. Lembre-se também que, caso a dor não melhore ou seja muito intensa, é recomendado consultar um clínico geral para avaliar a necessidade de iniciar tratamento com remédios farmacêuticos.

Agora sim, vamos descobrir os melhores remédios caseiros para garganta inflamada?

O que pode estar causando a dor?

Muitas vezes a inflamação da garganta vem acompanhada de doenças subjacentes, como resfriados e gripes. Mas a dor também pode ser causada por outros fatores, como hábitos de sono e uso da voz.

Veja as principais causas da garganta inflamada:

  • Amigdalite bacteriana;
  • Laringite ou faringite;
  • Infecções por vírus (como gripe e do resfriado);
  • Refluxo gastroesofágico;
  • Alergia;
  • Tempo mais seco;
  • Uso excessivo da voz;
  • Exposição prolongada à poluição ou fumaça;
  • Dormir de boca aberta.

Veja também: Remédios caseiros para gripes e resfriados!

Sintomas da garganta inflamada

Os primeiros sinais de que você pode estar com a garganta inflamada são o desconforto em geral e a dificuldade ao engolir.

Esses sintomas podem ser acompanhados ou não de tosse seca e irritativa, garganta inchada, febre baixa, mau hálito e ínguas no pescoço.

Remédios naturais para garganta inflamada

Se por um acaso o motivo da inflamação seja por uma infecção bacteriana, será preciso tomar medicamentos como antibióticos e estes só podem ser prescritos por um médico especialista.

Mas se a dor estiver sendo gerada por uma gripe ou resfriado, alergias e uso excessivo da voz, por exemplo, você pode facilmente tratar a inflamação em casa, com soluções naturais e caseiras.

Veja também: O que fazer para aliviar a dor da queimadura do sol!

1. Gargarejo com água morna e sal

A solução mais simples mas também uma das mais efetivas é fazer gargarejo, pelo menos 3 vezes por dia, com a mistura de água morna e sal.

A solução funciona pois a água com sal possui propriedades antimicrobianas, ajudando a eliminar os microrganismos da garganta e, consequentemente, diminuindo os sintomas. Para tornar o gargarejo ainda mais potente, você pode adicionar o suco de um limão na mistura.

2. Chá de limão com mel e gengibre

Citamos ele na solução anterior e iremos citar novamente. O limão é um dos ingredientes mais presentes nos remédios caseiros para garganta, juntamente com o mel. Isso porque o limão é rico em vitamina C e antioxidantes, que lhe confere uma forte ação anti-inflamatória.

Para fazer o chá, você só precisará de 1 xícara de água fervente, 1 limão fatiado e 1 cm de gengibre. Junte todos os ingredientes e espere cerca de 15 minutos antes de coar. E por fim, se necessário, adoçar com mel.

Você deve tomar o chá pelo menos 2 vezes ao dia.

3. Chá de camomila com mel

Outro ingrediente conhecido para dor de garganta é a camomila, que tem forte ação anti-inflamatória, adstringente e estimuladora do sistema imunológico, o que ajuda a acalmar a garganta. O mel ajuda a hidratar os tecidos irritados e, de quebra, torna o chá mais doce e saboroso.

Você precisará de 1 colher (de chá) de flores secas de camomila, 1 colher (de chá) de mel e 1 xícara de água fervente. Para o preparo basta colocar as flores de camomila na xícara de água fervente, tampar e deixar repousar entre 5 a 10 minutos. Por fim, adicione a colher de mel, coe e beba ainda morno, 2 a 3 vezes por dia.

4. Chá de malva, sálvia ou alteia

Esta solução é um pouco mais desconhecida da população brasileira em geral. A malva, sálvia e alteia são plantas que possuem propriedades anti-inflamatórias e lubrificam a garganta, aliviando os sintomas.

Você pode fazer um chá com qualquer uma das plantas citadas, a partir da sua preferência. Adicione 1 colher de sopa da erva escolhida em 1 xícara de água fervente, deixe repousar por 15 minutos e coe. Beba ainda quente, pelo menos 2 vezes ao dia.

5. Vitamina de morango com mel

Uma opção mais saborosa e ainda sim bastante eficiente é fazer uma vitamina com morango. A fruta possui vitamina C que ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e pode ser acompanhada de mel, que lubrifica a garganta, ajudando a reduzir a dor e a inflamação.

Separe 1 copo de leite, 6 morangos lavados e acrescente 1 colher de mel. Bata tudo no liquidificador e beba.

Além dos remédios caseiros que mencionamos neste conteúdo, é importante lembrar que a alimentação durante quadros de garganta inflamada deve ser composta, preferencialmente, por alimentos líquidos e pastosos, como sopas, caldos e purês.

Evite também alimentos e bebidas muito geladas e muito quentes. Prefira a temperatura morna, pois ajuda a reduzir a dor e o desconforto ao engolir.

Quer mais dicas de saúde como estas? Então não deixe de conferir outros conteúdos semelhantes aqui no blog da Pax Bahia!

Este conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário, curta e compartilhe; seu feedback é muito importante para nós. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter. Até a próxima!

Matriz: Rua Castro Alves n. 918, Centro Feira de Santana BA - 44001-592

(75) 3623-0940

(75) 3623-0940