Festas juninas na Bahia: veja a programação

Festas juninas na Bahia: veja a programação

A saudade das tradicionais festas juninas já tem data marcada para acabar!

Por causa da pandemia do novo coronavírus as festividades de 2020 e 2021 tiveram de ser canceladas para manter a segurança de todos. Agora, em 2022, graças aos avanços da vacinação e a natural queda nos casos graves da doença, os baianos podem finalmente voltar a curtir as tradicionais celebrações de São João.

Várias cidades da Bahia já confirmaram a realização das festas juninas, inclusive muitas das nossas cidades parceiras, que possuem grandes festividades, atraindo turistas do Brasil inteiro.

Cidades amigas, como Santo Antônio de Jesus, Serrinha e Cruz das Almas, confirmaram grandes atrações e estão gerando bastante expectativa para o comércio local. Já Jequié se prepara para 13 dias de celebrações e Senhor do Bonfim espera mais de 250 mil pessoas para curtir os eventos na cidade.

Não quer perder nenhuma comemoração? Então confira o cronograma!

Festas no recôncavo

O recôncavo baiano é marcado pelas maiores festas do interior do estado e também por abrigar 9 escritórios da Pax Bahia.

Além das nossas cidades parceiras, outra cidade na região com o evento confirmado é Riachão do Jacuípe. A celebração ocorre entre 22 a 26 de junho e vai contar com atrações como Zezé di Camargo e Luciano, Tayrone e Calcinha Preta.

Confira o cronograma das nossas cidades parceiras:

Cruz das Almas

As festas na cidade acontecem de 22 a 26 de junho, no entorno da antiga estação ferroviária, na Avenida Getúlio Vargas, e devem contar com grandes nomes da música nordestina e brasileira.

Dia 22/06 (quarta-feira), a festa começa às 21h com a Orquestra Forró Metal. Depois disso, Tarcísio Do Acordeon, Acarajé Com Camarão, Solange Almeida e Ju Oliveira, fazem suas apresentações respectivamente.

Dia 23/06 (quinta-feira) os shows começam às 20h, com a apresentação do Laços do Forró. A partir das 22h começa o show de Maiara & Maraisa e em seguida os shows de João Junior, Tayrone e Filipe Ramos.

Dia 24/06 (sexta-feira), a partir das 20h começam as apresentações de Márcia Fellipe, Adelmário Coelho, Rasga Tanga, Simone & Simaria e Dorgival Dantas.

As atrações de sábado, 25/06, são: Paulinha Oliveira, Wesley Safadão, Danniel Vieira e Alcymar Monteiro.

No último dia, domingo, 26/06, a partir das 19h começa o show de Amado Batista. Na sequência, se apresentam Kart Love, Santanna e Vitor Fernandes.

Além dos shows, que acontecem em dois palcos no local, os participantes também poderão contar com barracas de bebidas ao redor de toda área de shows, vila junina com praça de alimentação, comidas típicas, food trucks e os tradicionais blocos juninos.

Santo Antônio de Jesus

A festa junina de Santo Antônio de Jesus ocorrerá no tradicional Espaço da União, popularmente conhecido como "Espaço do São João", entre os dias 22 e 26 de junho.

A população poderá conferir mais de 20 apresentações musicais no palco principal entre bandas locais e bandas de renome nacional.

Nomes como Kart Love, Tarcísio do Arcodeon, João Gomes, Unha Pintada, Adelmario Coelho, Thiago Aquino, Toque Dez, Santana Cantador, Victor Fernandes, Solange Almeida e Daniel Vieira, já estão confirmados. Outros ainda podem ser confirmados mais adiante.

Além dos shows que começam no dia 22, no dia 21 acontecerá a tradicional missa de abertura, com uma celebração em homenagem à paróquia de Santo Antônio e um momento de oração pela paz, conduzido pelo padre Nelson e convidados.

Cachoeira

Cachoeira é conhecida por ser um dos maiores polos tradicionais das festas juninas, então é claro que esse ano não poderia ser diferente.

A prefeitura da cidade divulgou que as festas de São João irão acontecer entre 22 e 26 de junho, com os palcos oficial e alternativo. Grandes nomes da música já foram confirmados.

Dia 22 de junho, a população confere as apresentações de Filarmônica Lyra, Minerva e 25 de junho, Samba de Criolo, Batista Lima, Pelotão do forró e Caviar com rapadura.

Dia 23, o show fica por conta do Suspiro do Iguape, Raízes do Boqueirão, Juventude do Iguape, Gode, Virgílio e Nenho.

No dia 24 se apresentarão: Danton, Gabriel Gava e Dan Ventura. Já no dia 25 as atrações são: Cavalo de Pau, Edson Gomes e Solange Almeida.

Para fechar as festividades, no domingo, dia 26 de junho, se apresentam Kart love, Bell Marques, Amado Batista e Sine Calmon.

Maragogipe

Em Maragogipe as festas acontecem de 23 a 26 de junho, às margens do Rio Paraguaçu na cidade. O retorno do Forró do Cais traz uma programação que mescla forró, sertanejo e arrocha.

Alguns dos nomes confirmados são: Thiago Aquino, Magníficos, Virgílio, Nivaldo Marques, Vitor Fernandes, Kart Love, Estakazero, Márcia Fellipe, Danton do Acordeon, Marcinho Sensação, Seu Maxixe e Cangaia de Jegue.

Além dos shows, a cidade também terá o Acorda João, Concurso de ruas enfeitadas, Quadrilhas, Forró na Feira e Forró no Comércio.

Castro Alves

Em Castro Alves a festa é conhecida como o Arraiá do Poeta e esse ano acontece entre os dias 22 e 25 de junho. A festa principal conta com diversas atrações nacionais, regionais e bandas locais, valorizando também as pratas da casa.

Algumas atrações confirmadas são: Alcymar Monteiro, Thiago Aquino, Unha Pintada, Solange Almeida, Amado Batista, Gabriel Gava, Banda Estakazero, Rode Torres, Marquinhos Café, Pra Casar e Cacau com Leite.

No dia 26 de junho, em comemoração ao aniversário da cidade, a banda Timbalada também deve se apresentar.

Além da festa principal, a Prefeitura vai realizar ainda o tradicional “Esquenta Arraiá do Poeta”, nos dias 10, 11, 12, 17, 18 e 19 de junho. Serão seis dias de esquenta, onde se apresentarão as bandas da cidade, já preparando o terreno e o coração para a festa principal.

São Felipe

Para aqueles que preferem uma festa junina mais tranquila, São Felipe é uma ótima opção. A cidade não conta com grandes estrelas e multidões, mas conta com a tradição de São João com comida típica e arrasta pé ao som de bandas regionais e locais.

A cidade também é enfeitada com bandeirolas e, à noite, corredores de fogueiras fazem a alegria das famílias e visitantes.

Na semana seguinte ao São João, a cidade ganha uma grande festa no São Pedro e o Arrastão leva gente da sede e das cidades vizinhas à comunidade do Bom Gosto, na zona rural. A programação começa no sábado e só termina na noite de domingo.

Muritiba, Varzedo e Nazaré

Até o momento de produção deste conteúdo, as prefeituras de Muritiba, Varzedo e Nazaré não divulgaram nenhuma programação de festas juninas na cidade.

Sul da Bahia

O sul da Bahia é marcado, principalmente, pelas festas de São João e São Pedro que estão confirmadas em Ipiaú.

A Festa de São João ocorre nos dias 23 e 24 de junho, na Avenida São Salvador, Fazenda do Povo e Córrego de Pedras, com a animação de Andinho Sanfoneiro, Lucas Moraes, Domingos Froes, Gil Adrian e Forrobodó. Será um esquenta para o São Pedro.

Já a comemoração de São Pedro acontece nos dias 30 de junho a 03 de julho na Praça Álvaro Jardim e terá no elenco principal nomes como Xand Avião, Zé Vaqueiro, Tarcísio do Acordeon, Bell Marques, Matheus e Kauan, Saia Rodada, Dorgival Dantas, Estakazero e Tayrone.

A cidade de Ibicuí ainda oficializou a festa de São João entre os dias 23 e 27 de junho, na praça Régis Pacheco. As tradicionais festas vão contar com a presença de Luan Santana,
Michele Andrade, Thullio Milionário, Waldonys, Caninana, Aduílio Mendes, Canários do Reino, Cavalo de Pau, Caviar Com Rapadura, entre outros.

Oeste baiano

No oeste baiano, se destacam as cidades de Barra, São Desidério e Bom Jesus da Lapa.

Em Barra, por exemplo, as festividades terão nove dias de celebração, que acontecem entre os dias 16 e 24 de junho, com uma variedade de eventos, como concursos de quadrilha, quebra-pote, pau-de-sebo e outras brincadeiras tradicionais do período junino. No dia 23 acontece também o Desfile dos Fortes, evento tradicional que faz referência à história da Guerra do Paraguai, que aconteceu entre 1864 e 1870.

Em São Desidério a festa é organizada no tradicional Distrito de Sítio Grande. Serão duas noites de festa com atrações de renome no cenário nacional das festas juninas. No dia 15, sexta-feira, apresentam-se Caviar com Rapadura, Mastruz com Leite e atrações locais. Já no sábado, dia 16, o show fica por conta de Mano Walter, Toinho & Cia e atrações locais.

Já em Bom Jesus da Lapa, a festa de São Pedro, tradicionalmente realizada na última semana de junho, será realizada em agosto. A cidade tem forte tradição católica e algumas atrações serão realizadas durante a romaria da cidade, durante o mês.

Região Sudoeste

No sudoeste baiano, são as cidades de Jequié e Caculé que se destacam. Jequié terá 13 dias de comemorações, entre os dias 14 e 26 de junho, promovendo um resgate das tradições nordestinas e trazendo shows musicais para todos os públicos.

A festa acontecerá em dois circuitos, começando a partir do dia 14 até 22 de junho, com a Vila Junina, na Praça Rui Barbosa, e de 23 a 26 de junho na Praça da Bandeira.

Já em Caculé, o evento vai ocorrer entre 24 e 26 de junho e vai contar também com artistas de projeção nacional. Este ano, a prefeitura vai montar uma vila junina em frente ao Estádio Nilo Xavier para as apresentações e concursos de quadrilha.

Além destas cidades, Ituaçu também confirmou a realização do tradicional Arraiá do Brejo Grande, entre os dias 23 e 26 de junho. Os detalhes da programação ainda serão divulgados.

Centro-Norte baiano

Senhor do Bonfim, uma das mais tradicionais anfitriãs das festas de São João do estado, também confirmou a realização do evento nos dias 22 a 26 de junho. A programação está marcada para o Espaço Gonzagão e tem uma expectativa de 250 mil pessoas.

Simone e Simaria, Wesley Safadão, Israel e Rodolffo, Marcinho Sensação, Tarcísio do Acordeon, Tayrone, Flávio José, Dorgival Dantas e Adelmário Coelho são algumas das atrações já confirmadas.

Em Jaguarari, vizinha a Senhor do Bonfim, a festa vai acontecer de 22 a 25 de junho, com bandas de projeção nacional e 60 mil pessoas são esperadas nos quatro dias do evento.

Outra cidade com grande expectativa de público é Irecê, que já havia confirmado a realização das festas entre 22 a 26 de junho.

Além destas, cidades parceiras da Pax Bahia também já divulgaram programação. Veja a seguir:

Feira de Santana

Feira de Santana anunciou uma festa junina com comidas típicas, quadrilha e forró de qualidade, tendo como atrações a banda Xamô Pq Quis, Xote Vaibes e o forrozeiro Neném do Acordeon.

A festa “Arraiá da Catedrá”, será realizada na Catedral de Sant'ana no dia 11 de junho de 2022.

Santo Estevão

As festas em Santo Estevão já começaram! Desde o dia 4 a cidade vive a mais esperada festa do ano com o Forró da Modesto e o Encontro de Quadrilhas Juninas com cidades do Territórios Portal do Sertão, Recôncavo, Metropolitano de Salvador, Piemonte do Paraguaçu, Sertão do São Francisco e Médio Rio de Contas.

As comemorações devem ir até o dia 29 de junho e ainda contarão com a tradicional Trezena de Santo Antônio com a quermesse. Do 23 a 26 de junho, acontece o tão esperado São João na Praça Sete de Setembro, além dos Arraiás nas Comunidades, apresentação cultural com desfile do Boi Janeiro – Bumba Meu Boi e do Bloco as Caipirinhas.

A Prefeitura de Santo Estevão divulgou a programação completa. Confira aqui!

Anguera

A prefeitura da cidade confirmou as celebrações para os dias 22, 23, 24, 25 e 26 de junho.

A população terá shows de Zezé di Camargo e Luciano, Mastruz com Leite, Toque Dez, Forrozão do Tico, Forró Pegada das Antigas, Banda Pau na Mulera, William Dicastro, Rock Salles, Lucas Queiroz e Banda Dy3.

Irará

Em Irará a prefeitura anunciou o Festival de Quadrilhas Juninas de Irará, Edição 2022, que tem por finalidade valorizar, difundir, incentivar e manter viva as tradições juninas e cultura popular, além de propiciar aos participantes momentos de lazer e integração.

As apresentações acontecerão no dia 29 de junho de 2022, às 16:00 horas, na Praça José Dionízio dos Santos (Barração), no Distrito de Bento Simões.

Serrinha

Em Serrinha a festa acontecerá nos dias 23, 24, 25 e 26 de junho no Estádio Marianão. As atrações do evento ainda serão divulgadas, mas um grande nome do cenário nacional já está confirmado: Alok.

Teofilândia

Em Teofilândia já está acontecendo o Arraiá das Pedras. O evento começou no dia 01 de junho e vai até o dia 13, contando com grandes nomes da música, como, Solange Almeida, Toque Dez, Eline Martins, Forró Balancear, Daniel Vieira e Caciques do Nordeste, a partir do dia 11.

Confira o dia de cada atração!

Araci

Na festa de Araci, estão confirmadas as presenças de Zezo, Falamansa e Márcia Felipe, durante a programação do “Forró do Raso”. A comemoração acontece entre os dias 22 e 25 de junho.

Além dos shows, este ano o evento terá a abertura oficial com o ‘Encontro de Quadrilhas’ no dia 22. Durante os dias, além do palco principal, um coreto receberá atrações musicais para animar o público durante os intervalos do evento.

Amélia Rodrigues

Até o momento de produção deste conteúdo, a prefeitura de Amélia Rodrigues não divulgou nenhuma programação de festas juninas na cidade.

Opções de festas é o que não faltam, não é mesmo? Aproveite as festas juninas com responsabilidade e moderação!

Este conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário, curta e compartilhe; seu feedback é muito importante para nós. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter. Até a próxima!

Matriz: Rua Castro Alves n. 918, Centro Feira de Santana BA - 44001-592

(75) 3623-0940

(75) 3623-0940