Baixa Imunidade: o que é e como evitar?

Baixa Imunidade: o que é e como evitar?

O nosso corpo conversa constantemente com nós mesmos. Vez ou outra, ele nos manda sinais avisando de debilitações e possíveis doenças. Quando a nossa imunidade está baixa não é diferente. É preciso estar atento aos sinais.

Manter o nosso corpo fortalecido é a melhor maneira de evitar visitas desagradáveis de doenças, gripes e resfriados.

Esta tarefa faz parte das funções do nosso sistema imunológico. Este sistema é formado por células especiais, tecidos, proteínas e órgãos, e quando funcionando devidamente, nos defende de agentes externos, como bactérias, fungos e vírus.

Quando este sistema está enfraquecido, dizemos que estamos com a imunidade baixa. E, por consequência, estamos mais suscetíveis a contrair algum problema de saúde.

Neste artigo vamos falar um pouco mais sobre a imunidade baixa, como identificá-la e como evitá-la. Se interessou? Então continue com a gente.

O que causa a baixa imunidade?

A imunidade baixa é uma condição multifatorial. Ou seja, pode ser causada por diferentes situações.

A má alimentação aparece como uma das principais causas. O nosso organismo precisa absorver uma determinada quantidade de nutrientes diariamente. Ali estão as vitaminas e os minerais que fortalecem o sistema imunológico.

As alterações hormonais femininas também podem causar uma baixa repentina e rápida da imunidade. Durante o período menstrual os níveis de progesterona aumentam, inibindo o sistema imune das mulheres.

Questões psicológicas como estresse e depressão também podem causar imunidade baixa. Assim como vícios em cigarro e álcool, por exemplo.

Em casos mais graves, a queda na imunidade pode estar relacionada a outras doenças, como diabetes, câncer e HIV. Em outros mais raros, pode ser uma questão de hereditariedade, quando alguém já nasce com o sistema imunológico deficiente.

Sintomas

Os sintomas mais comuns são aqueles relacionados com a qualidade e a força de unhas e cabelo. Mas deve-se tomar cuidado, estes sintomas também são muito comuns em outras condições decorrentes de falta de vitaminas e outras doenças físicas e psicológicas.

Existem outros sinais, que inclusive costumam aparecer simultaneamente, por isso deve-se manter a atenção:

  • Herpes (tanto a herpes labial quanto a genital)
  • Fraqueza
  • Viroses constantes
  • Otites no ouvido
  • Amigdalite
  • Abscessos
  • Aftas na boca
  • Infecção urinária repetidamente
  • Doenças persistentes

É absolutamente indispensável uma opinião médica ao notar um destes sintomas. Eles podem se referir a outras doenças. Mesmo que se refiram a imunidade baixa, o tratamento é feito a partir da definição da causa, que deve ser investigada.

Como evitar

Como já repetido aqui neste artigo, a imunidade baixa pode estar relacionada à doenças mais graves, que precisam de maior atenção e outros cuidados.

Mas, caso não seja uma condição severa, e esteja relacionada à falta de hábitos saudáveis, o primeiro passo é justamente mudar os hábitos. Começando por como tratamos nosso intestino e a nossa pele.

As paredes intestinais possuem anticorpos e células que reconhecem e destroem micróbios patogênicos. Portanto, devemos consumir alimentos fermentados, como o iogurte, pois eles fortalecem estas boas bactérias do intestino.

Outros alimentos que fortalecem a imunidade são aqueles ricos em Ômega-3, Selênio, Zinco, Vitamina C, Vitamina E, Vitamina A e Probióticos.

Outra maneira fácil e gostosa de evitar a imunidade baixa é pegar sol. Isso mesmo, o sol é a principal fonte de vitamina D para o nosso organismo. Se você ficar 15 minutos diariamente, vai absorver uma boa quantidade.

O nosso corpo é uma máquina muito complexa, sendo assim devemos estar atentos a detalhes minuciosos e cuidados diários que fazem toda a diferença na manutenção de seu funcionamento. Aspectos como alimentação, atividades físicas e os cuidados com a saúde mental, bem como uma boa convivência social, são fundamentais para manter a saúde em alta, o sistema imunológico a todo vapor e a qualidade de vida dando gosto de ver. Que tal começar hoje mesmo a mudar de hábitos e viver melhor?

Para mais conteúdos como este, repleto de informações sobre saúde, bem-estar, qualidade de vida e muito mais, continue acompanhando nossos conteúdos e não esqueça de deixar seu feedback. Assine nossa newsletter para receber as novidades em primeira mão!

Matriz: Rua Castro Alves n. 918, Centro Feira de Santana BA - 44001-592

(75) 3623-0940

(75) 3623-0940