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Sono desregulado? Saiba como acertar o seu relógio biológico

Sono desregulado? Saiba como acertar o seu relógio biológico

Muitas vezes as nossas atividades do dia a dia acabam exigindo mais de nós do que poderíamos e deveríamos entregar. Os nossos horários se tornam desregulados e isso acaba afetando e interferindo diretamente no nosso relógio biológico.

Essa interferência não afeta apenas o nosso sono, mas também a nossa alimentação, o nosso metabolismo e todas as outras funções do organismo.

Mas o assunto por aqui hoje é o sono desregulado. A gente sabe que uma noite mal dormida, interrompida ou incompleta pode nos deixar estressados e irritados, e dificultar todo o restante do nosso dia.

Existem medidas simples para acertar o seu relógio biológico e, consequentemente, regular o seu sono. Nós preparamos este artigo especialmente para você, fique com a gente e continue lendo.

O que é relógio biológico?

Você percebeu como normalmente nós temos um horário em que o funcionamento do organismo se repete todos os dias? Como, por exemplo, um horário em que você sente vontade de ir ao banheiro esvaziar a bexiga e o intestino; ou um horário que você sempre sente fome.

Nós chamamos isso de ritmo biológico, e é um mecanismo do nosso relógio biológico, regido pela sequência de horas do dia. O período é cientificamente conhecido como Ciclo circadiano e é determinado pela iluminação natural, ou seja, pelo sol.

É um processo natural do organismo de qualquer ser vivo. No entanto, quando desrespeitamos este horário natural, o nosso organismo busca outros horários para o seu funcionamento, o que causa uma desregulação, colocando o nosso corpo em uma situação de estresse.

A influência da iluminação

Ainda que o nosso relógio biológico seja acionado e regulado pela iluminação natural do dia, o Sol, nós estamos expostos a outros tipos de iluminações, que podem acabar confundindo o nosso corpo e desregulando nosso organismo.

Lâmpadas de LED, as luzes da tela do computador, celular ou tablet, ou qualquer outra iluminação artificial afetam o nosso relógio biológico. E é por causa destas luzes que o sono desregulado se tornou comum nos tempos atuais.

Como a regulação natural é feita a partir do sol, o natural do nosso organismo é estar preparado para atividades durante o dia e preparado para o repouso à noite.
Ou seja, pessoas que ficam até tarde da noite expostas a luzes artificiais, alteram o ciclo natural do corpo, criando hábitos sistemáticos.

Digamos que você acordou no meio da madrugada e foi direto olhar o celular, a partir daí, ao ter contato com a luz, o seu organismo passa a entender que está na hora de acordar. Interrompendo o sono e provocando cansaço e sonolência ao longo do dia.

Dicas para regular o seu sono

Determine uma rotina

A principal dica para regular o seu sono é regular seu relógio biológico. Ou seja, tente atender as necessidades naturais do seu corpo. Estar acordado e ser produtivo durante o dia e descansar durante a noite.

Se você trabalha em home office, saiba separar o que é horário de trabalho e o que é folga. Defina os seus horários de produtividade e tente ao máximo não ultrapassá-los. Separe também o local de trabalho do local de descanso, ou seja, evite trabalhar na cama afinal este deve ser o seu local de descanso.

Parte da rotina são os horários de sono, por isso, tente dormir e acordar sempre no mesmo horário. Mesmo que você não pegue no sono imediatamente, prepare- se para dormir e não quebre esse processo. Ou seja, nada de ficar olhando o celular na cama “esperando o sono chegar”, o ideal é apagar as luzes e buscar outras formas de relaxamento que favoreçam o estado de sonolência.

E lembre-se: se o seu relógio estiver muito desregulado, pode ser difícil nos primeiros dias, mas é preciso que você mantenha a rotina para ele se organizar.

Evite o consumo de bebidas com cafeína à noite

Se você quer dormir cedo e manter os seus horários, é importante que você não estimule o seu corpo. Ou seja, evite tomar bebidas que lhe forneçam energia.

As bebidas com cafeína (café, chocolates, refrigerantes, entre outros) não podem fazer parte do seu processo de ir para a cama. Prefira água ou leite.

Existem alguns chás que podem te ajudar a pegar no sono, como por exemplo o chá de camomila e o chá de passiflora, feito da folha do maracujá. Mas cuidados, não são todos os chás. Alguns podem conter cafeína.

Não vá dormir de barriga cheia

Você com certeza já ouviu esse conselho da sua mãe. Dormir de barriga cheia pode causar refluxo e outros problemas gástricos que podem interromper o seu sono.

Evite alimentos gordurosos e muito pesados. Procure fazer uma alimentação leve durante o turno da noite, e pelo menos 2 horas antes de ir dormir. Assim, o seu organismo consegue fazer a digestão completa.

Evite o celular antes de dormir

Como já dito aqui, as luzes artificiais, produzidas por telas de computadores, celulares ou tablets, confundem o nosso relógio biológico, desregulando o nosso sono.

Então a maneira mais simples de dormir bem, cedo, sem interrupções e por uma noite completa é perder o hábito de olhar os eletrônicos antes de dormir.

Pelo menos uma hora e trinta minutos antes de ir dormir, desligue os eletrônicos. Prefira ler um livro com uma luz mais baixa, fazer os seus cuidados diários como skincare, ou conversar com alguém.

Faça exercícios físicos durante o dia

As atividades físicas são grandes aliadas da saúde do organismo como um todo. Elas previnem doenças, tanto físicas como mentais.

Ao fazer exercícios, o nosso organismo libera hormônios que ajudam a combater a depressão e a ansiedade, aumentando a sensação de bem-estar. Existem diversos tipos de exercícios, desde caminhadas até a dança, e você pode procurar o que mais lhe agrada.

Mas tome cuidado: não faça os exercícios logo antes do seu horário de sono. As atividades físicas também liberam adrenalina, hormônio que nos deixa mais ativos e eufóricos.

O nosso organismo é realmente impressionante. Ele funciona como uma máquina, e portanto precisa de cuidados, como uma boa noite de sono por exemplo. Se você tem tido problemas para dormir, está na hora de rever os seus hábitos. Que tal começar essa mudanças agora?

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