^ Voltar ao topo
(75) 3623-0940

Hábitos saudáveis para você aderir em 2021

Hábitos saudáveis para você aderir em 2021

Ano novo, novos hábitos, certo? Com a virada do ano, começam as listas de metas e promessas para o ano que está começando, e se você aceitar uma dica nossa, a manutenção de hábitos saudáveis deve estar no topo da sua.

Muitas vezes não temos tempo para cuidar de nós mesmos, mas ter uma vida mais equilibrada e saudável não é tão complicado como muitas pessoas acreditam ser. É também necessário entender que ser uma pessoa saudável também requer disciplina, comprometimento e, principalmente, vontade.

Ter uma vida mais saudável vai além de questões estéticas, está relacionado à longevidade e a qualidade de vida. Os estudos são claros quanto aos benefícios da combinação de uma alimentação saudável com a prática de atividades físicas, evita diversas doenças do corpo e da mente e nos deixa mais motivados para viver a vida.

Outros hábitos mais simples também podem fazer a diferença no seu dia a dia. Queremos compartilhar com você algumas dessas atitudes para que você comece a mudança em sua rotina. Continue lendo e descubra quais são eles.

Alimentação saudável

O número um da nossa lista já é bem conhecido por aqueles que acompanham os artigos e as dicas aqui do blog da Pax Bahia. É que não tem outra, não é possível fugir das consequências que a nossa alimentação nos traz.

Você já ouviu falar que “nós somos aquilo que comemos”? Essa frase não surgiu à toa, é um fato que os alimentos refletem na nossa aparência, energia, disposição e até mesmo humor.

Além é claro das clássicas complicações pela falta dos nutrientes certos. Alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares são determinantes no desenvolvimento de diversas doenças, tais como: infarto, derrames, hipertensão, obesidade, câncer e diabetes.

A rotina corrida faz com que muitas pessoas recorram a alimentos processados e fast food, mas existem maneiras de driblar essa falta de tempo. Uma dica é preparar, de preferência com a ajuda de um nutricionista, um cardápio para a semana, deixando os alimentos já pré-preparados.

Outra dica é adicionar as oleaginosas (nozes, castanhas, avelãs, amêndoas e pistache) e carnes brancas na sua dieta. Esses alimentos são ricos em gorduras boas e ômega 3, diminuem consideravelmente as taxas de colesterol ruim, reduzindo o risco de males cardíacos.

Não fique parado

Outro item também muito falado, as atividades físicas são vantajosas porque são diversas. Você pode buscar pela atividade que mais lhe dê prazer. Pode ser correr, caminhar, nadar, andar de bicicleta (o que pode ser feito inclusive indo pro trabalho), dançar, fazer musculação, pilates, yoga, entre muitas outras opções.

Colocar o corpo em movimento, além de trazer satisfação, aumenta a vitalidade, a força e o equilíbrio. É comum que as pessoas passem muito tempo sentadas, e isso não é nada bom, altera nosso metabolismo e influência em fatores como colesterol e repouso da pressão arterial. Então se você é o tipo de trabalhador que passa a maior parte do tempo sentado, de vez em quando é importante levantar e fazer um alongamento.

E não é só o nosso corpo que se beneficia das atividades físicas, pesquisas mostram que a movimentação do corpo estimula o nascimento de novos neurônios, melhorando nossas atividades cognitivas, como a memória, e deixando, de forma em geral, o nosso cérebro afiadíssimo. 

Não se estresse por qualquer coisa

Existem assuntos que devem ser levados a sério e que, inevitavelmente, irão consumir nossa energia e bom humor. Logo, reserve a sua disposição e paciência para eles; aqueles que não fazem parte desse conjunto não precisam ser motivos para estresse.

Você pode não notar de primeira, mas o estresse também causa doenças mais graves, como insuficiência cardíaca e hipertensão, além de afetar a nossa saúde mental e emocional.

Portanto, ria mais de si mesmo e da vida. Pode parecer besteira, mas já existem estudos que apontam que ter uma atitude positiva diante da vida melhora significativamente a qualidade de vida. Muitas pessoas encontram na meditação uma forma de relaxamento, você deveria tentar!

Cuide da sua saúde mental

Hábitos saudáveis não se restringem ao corpo. A nossa mente possui um poder inacreditável e está diretamente relacionada ao restante do nosso organismo, quando não existe um equilíbrio entre os dois, o nosso corpo fala.

Assim como visitamos médicos regularmente, os psicólogos também merecem uma visita. A psicoterapia é um processo íntimo, focado em ajudar o indivíduo a lidar com questões emocionais, sendo ótima para o desenvolvimento do autoconhecimento e da inteligência emocional.

Situações mais graves, como a depressão e a ansiedade, exigem o acompanhamento de especialistas. Então não tenha vergonha de pedir ajuda, está na hora de darmos tanta atenção à nossa mente como damos ao nosso corpo.

Tire um tempo para você

Este item soma-se aos itens anteriores. Faz parte da sua saúde mental você saber se priorizar em determinados momentos, afinal, a nossa vida não pode girar em torno das necessidades dos outros E isso vale desde saber e conseguir se desligar do trabalho ao final do expediente, até dizer não para compromissos com pessoas próximas.

Tirar um tempo para você mesmo significa encontrar algo que lhe agrade e relaxe. Pode ser assistir um filme ou uma série, ler um livro, ir ao parque com o seu cachorro, dormir, ou até mesmo não fazer absolutamente nada. 

Sono em dia

A sua noite de sono deve ser tranquila e reparadora, o que significa repor todas as energias gastas durante o dia. Dormir pouco ou mal é extremamente prejudicial à saúde, afetando a nossa atenção, enfraquecendo nosso sistema imunológico e causando um mal estar geral.

Se você possui dificuldades para pegar no sono, mesmo estando cansado, você pode estar com o seu relógio biológico desregulado. Existem maneiras naturais e simples de ajustar esse controle biológico, você pode conferir aqui.

A dica para você ter um sono de qualidade é criar e manter uma rotina antes de ir para a cama. Essa rotina pode incluir chá quente e leituras entre muitas outras atividades, o que importa é que você consiga relaxar.

Apague o cigarro e manere no álcool

Dois hábitos nada saudáveis que já estão mais do que na hora de deixar para trás são o consumo excessivo de álcool e o fumo.

O cigarro causa danos terríveis ao nosso organismo, alguns inclusive irreversíveis. Só aqui no Brasil, cerca de 200 mil mortes por ano são causadas pelo tabagismo, mas não só o fumante que sente os efeitos da nicotina, o fumante passivo também corre o risco de desenvolvimento de doenças respiratórias.

Já o álcool é um mal silencioso. Naturalizado nas rodas de amigos e reuniões familiares, as bebidas alcoólicas são responsáveis por prejudicar toda a atividade cerebral e debilitar o fígado (e outros órgãos) do usuário.

Além disso, o álcool também pode ser responsabilizado por situações sociais chatas e até mesmo perigosas. Tudo isso pode ser evitado se a bebida for consumida com moderação.

Estes são só alguns hábitos saudáveis que você pode incluir na sua rotina para o próximo ano. As opções e as ferramentas para levar uma vida mais saudável são diversas e estão a cada dia mais disponíveis para todos.

Gostou do artigo? Aqui no blog da Pax Bahia você encontra muitos outros conteúdos neste estilo. Não deixe de conferir outros artigos sobre saúde e bem-estar!

E você, já sabe quais serão as suas promessas para 2021? Conta para a gente!

Nos conte nos comentários o que você achou deste conteúdo e não se esqueça de assinar a nossa newsletter para receber as novidades do blog em primeira mão.

Atendimento

Av. Sampaio, Nº 296, Centro
Feira de Santana - BA - 44125-280

(75) 3623-0940 / 3485-1210

paxbahia@paxbahia.com.br

Clique para ampliar