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Alimentos que você deve cortar para manter uma dieta saudável no dia a

Alimentos que você deve cortar para manter uma dieta saudável no dia a

Aqui no blog da Pax Bahia a gente vive falando sobre a importância de manter uma alimentação balanceada. Criar uma dieta saudável para o dia a dia traz diversos benefícios a curto, médio e longo prazo. Confira aqui quais são eles.

O alimento é o combustível para o nosso corpo e, por isso, a quantidade, a qualidade e a variedade afetam diretamente o funcionamento do nosso organismo. Um cardápio saudável é aquele que oferece os nutrientes e as vitaminas de uma forma balanceada, considerando a proporção correta de proteínas, fibras, gorduras, carboidratos e outros.

Então, por mais que seja difícil no começo, devemos cortar alguns alimentos que, além de não oferecer nenhum dos benefícios mencionados anteriormente, fazem mal ao nosso organismo.

Para te ajudar a criar um cardápio saudável para o seu dia a dia, elaboramos uma lista de alimentos que você deve cortar da sua dieta com alternativas para você adotar. Continue lendo e confira:

O que significa ter uma alimentação saudável?

Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, que é considerado pela OMS, pela FAO e pela Unicef como um modelo a ser seguido no resto do mundo, você mantém uma alimentação saudável quando segue os seguintes passos:

  • Fazer ingestão de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação;
  • Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias;
  • Limitar o consumo de alimentos processados;
  • Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados;
  • Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia;
  • Fazer compras em locais que oferecem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados;
  • Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias;
  • Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece;
  • Dar preferência, quando fora de casa, à locais que servem refeições feitas na hora;
  • Ser crítico quanto às informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais.

Ou seja, é muito mais do que apenas redução de calorias ou ingestão de nutrientes; uma alimentação saudável é um hábito, que envolve uma relação mais profunda com os alimentos.

Nós apoiamos que esses passos sejam incorporados no seu dia a dia e, para lhe ajudar, listamos a seguir os alimentos ideias para compor a sua dieta saudável.

Alimentos que fazem mal e suas substituições saudáveis

Alguns alimentos realmente não trazem quaisquer benefícios para o nosso organismo; eles são prazerosos e nos ganham puramente pelo sabor, muitas vezes viciante. São aqueles ricos em gorduras processadas, aditivos como corantes, conservantes e realçadores de sabor, assim como em açúcar e sal.

Ainda que você possa comer de vez em quando, o consumo no dia a dia está relacionado ao desenvolvimento de doenças como diabetes, obesidade, hipertensão e câncer. Ou seja, é melhor evitar.

Mas não se preocupe, sempre há uma alternativa igualmente saborosa, mas com preparações que apresentam muito mais benefícios para formar o seu cardápio saudável do dia a dia.

Confira a seguir:

Carnes ultraprocessadas

As carnes como salsichas, linguiça, presunto, peito de peru, mortadela, nuggets e hambúrgueres congelados, são chamadas de processadas ou embutidas.

Elas são ricas em sal, conservantes e realçadores de sabor que, como já falamos por aqui, aumentam significativamente o risco de problemas de saúde, como o câncer de intestino.

Substitua por: carnes in natura ou congeladas. Pode ser peixe, vaca, porco, frango e carneiro. Caso queira adotar uma dieta vegetariana, você pode substituir a proteína da carne por outros alimentos de origem animal, como o ovo e os derivados do leite, e também por alimentos como a lentilha, o grão de bico e feijões em geral.

Pratos prontos congelados

Não confunda as refeições preparadas em casa e congeladas para dias seguintes com os pratos prontos congelados comprados em supermercados e afins.

Este último, para que seja preservado por mais tempo nas prateleiras, recebe um nível muito alto de conservantes, corantes, edulcorantes, acidulantes e sódio. Além, é claro, dos realçadores de sabor.

Receita certa para causar problemas de retenção de líquidos e aumento da pressão arterial.

Substitua por: refeições caseiras congeladas. Falta tempo para cozinhar todos os dias? Não tem problema. Você pode sim congelar comidas para utilizar durante a semana e, inclusive, por até alguns meses.

Mas tome cuidado com a forma correta de conservação. O freezer aumenta o tempo de validade de uma comida, mas não impede que ela estrague. Os pratos devem ser mantidos a -10º C e consumidos em até três meses.

Frituras

Sim, elas são deliciosas, mas se tem alimentos que fazem mal a nossa saúde, são aqueles que passam pela fritura. Eles são ricos em calorias extras vindo de pura gordura.

Ainda que alguns óleos para o preparo da fritura sejam menos prejudiciais (prefira o óleo de coco), de forma em geral eles causam aumento da pressão arterial, problemas cardiovasculares, má absorção de nutrientes, entre outros males.

Substitua por: versões grelhadas do alimento. Você pode ainda usar as fritadeiras elétricas que não utilizam óleo para preparar o alimento. A tecnologia já se desenvolveu a ponto de proporcionar o mesmo gosto daqueles que utilizam o óleo.

Refrigerantes

Você já viu algum cardápio saudável com indicação de refrigerantes? Provavelmente não. Isso porque essas bebidas não oferecem nada mais do que açúcar, aditivos e conservantes.

Como já dissemos: tudo bem você tomar uma vez ou outra, reduzir o consumo para apenas os finais de semana, ou apenas em restaurantes. No entanto, o consumo diário é um grande perigo para problemas de intestino, obesidade, diabetes, aumento do colesterol ruim e até mesmo o desenvolvimento de osteoporose.

Substitua por: suco de uva integral (uvas com cascas escuras) e água com gás, gelo e limão. Existem muitas bebidas naturais tão saborosas quanto os refrigerantes. Todos os sucos integrais, feitos de frutas frescas, são boas opções.

O suco de uva integral, em especial, já demonstrou seus muitos benefícios em estudos científicos. Ele protege o fígado, o coração, o sistema nervoso central e o cérebro, prevenindo contra doenças degenerativas, como o Alzheimer.

Temperos industrializados

O benefício deles é a praticidade, mas é apenas isso. Se você quer manter uma dieta saudável, os temperos industrializados não podem fazer parte do seu dia a dia.

Eles são produzidos com altos níveis de sódio e sal, além dos realçadores de sabor e conservantes. Essa combinação eleva o risco de infartos e AVCs lá nas alturas.

Substitua por: ervas naturais. A melhor opção sempre será a mais natural, e o bom dos temperos é que eles podem ser cultivados até mesmo dentro de apartamentos. A garantia não é apenas na preservação da sua saúde, mas também nos cheiros e sabores que a sua comida ganhará.

Como vimos, a base de uma dieta saudável para o dia a dia é a priorização de alimentos in natura ou minimamente processados. Escolher com mais cuidado os alimentos que consome, assim como fazer parte do processo de produção da refeição, vai melhorar significativamente o seu relacionamento com a comida.

Terá um momento em que, depois que o hábito alimentar for estabelecido, você não irá mais sentir a necessidade de se privar e fazer reduções. Você ganhará energia, qualidade de vida e, com certeza, mais variedades de receitas.

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