^ Voltar ao topo
(75) 3623-0940

10 sintomas da deficiência de vitamina D

10 sintomas da deficiência de vitamina D

Com as mudanças de temperatura e a baixa incidência do sol, a deficiência de vitamina D, ou seja, a falta dessa vitamina tão importante, passa a ser uma preocupação entre os especialistas.

Conhecida como “vitamina de sol”, a deficiência dessa vitamina pode ser causada, principalmente, pela falta de exposição solar de forma saudável e adequada; outras causas estão ligadas à maior pigmentação da pele, à idade superior a 50 anos e à pouca ingestão de alimentos ricos em vitamina D.

A vitamina D é essencial para vida pois é responsável pela execução de mais de 85 funções do organismo, além da ativação de mais de 2000 genes importantes. Ainda assim, por existirem poucas fontes, a deficiência de vitamina D é bem comum.

Continue lendo e conheça as doenças causadas pela falta de vitamina D, assim como os sintomas da deficiência de “vitamina de sol”. Boa leitura!

Para que serve e onde encontramos a vitamina D?

Ao contrário de outros tipos de vitaminas, a “vitamina de sol” funciona como um hormônio. Ela é responsável pela absorção de cálcio e fósforo pelo intestino, sendo essencial para o fortalecimento dos ossos, do sistema imunológico e até mesmo da nossa saúde mental.

A vitamina D pode ser encontrada em alimentos como salmão, ostras, ovo e sardinha. Mas a principal e mais importante fonte dessa vitamina são os raios solares. Por isso, é indicada a exposição ao sol por pelo menos 15 minutos diariamente sem o uso de protetor solar. Para cuidar da pele e evitar lesões, é preciso ter cuidado com os horários e o tempo de exposição.

Além das causas já citadas neste artigo, como a falta de exposição solar e a pouca ingestão de alimentos ricos, a deficiência de vitamina D também pode estar associada a outras doenças. São elas: Insuficiência renal crônica; Lúpus; Doença celíaca; Doença de Crohn; Síndrome do intestino curto; Fibrose cística; Insuficiência cardíaca; Pedras na vesícula.

Durante o acompanhamento das doenças citadas, o médico deve fazer uma constante avaliação dos níveis de vitamina D no organismo.

Sinais da deficiência de vitamina D

1. Imunidade baixa

Ficar doente ou contrair infecções de forma recorrente é um dos principais sintomas da deficiência de vitamina D. Como já mencionado, a absorção dessa vitamina fortalece nosso sistema imunológico, responsável pelo combate de invasores estranhos no nosso organismo.

2. Cansaço constante

O cansaço está relacionado a deficiência da maioria das vitaminas, a vitamina D é uma delas. Não estamos falando sobre o cansaço físico depois de um dia corrido, mas sim da fadiga constante, mesmo depois de ter um bom dia de descanso.

3. Dor nos ossos e nas costas

Como já mencionamos, a vitamina D faz um grande papel no fortalecimento dos ossos, por isso, uma das primeiras consequências da falta dessa vitamina é justamente a fraqueza nos ossos. Em casos mais graves, o quadro pode evoluir para osteoporose.

4. Depressão

Sim, a nossa saúde mental também é beneficiada pela absorção e produção de vitamina D. Isso acontece porque, como hormônio, essa vitamina possui um grande papel na sensação de bem-estar, auxiliando a produção de hormônios como serotonina, endorfina, dopamina e a ocitocina. A consequência da deficiência dessa vitamina é, portanto, o desânimo, a desmotivação e a sensação de mal-estar.

5. Dificuldade de cicatrização

A deficiência de vitamina D pode causar a lenta recuperação após cirurgias ou lesões do dia a dia. Além disso, essa situação se agrava com a queda na imunidade, visto que a falta de vitamina D também ocasiona infecções.

6. Perda de massa óssea

Mais comum em mulheres que estão passando pela menopausa, a perda óssea é a grande causadora de fraturas nessa idade. Podem ocorrer também a queda e quebra de dentes. No caso de crianças pequenas, a deficiência de vitamina D pode ocasionar o atraso no nascimento dos dentes e cáries desde muito cedo.

7. Queda de cabelo

A vitamina D também é conhecida como a vitamina da beleza, isso porque aspectos da pele, dos cabelos e das unhas também podem mudar dependendo da quantidade de absorção dessa vitamina. Logo, a queda de cabelos, unhas fracas e acne podem estar relacionados a falta dela.

8. Dor muscular

As causas de uma dor muscular podem ser muitas, por isso, esse sintoma costuma passar despercebido. Caso a dor apareça sem motivo aparente, e permaneça mesmo depois de dias, pode-se considerar a possibilidade de deficiência de vitamina D.

9. Espasmos musculares

Assim como no tópico anterior, deve-se levar em conta o contexto e a duração dos mesmos.

10. Retardo no crescimento de crianças

Todo mundo ouviu da mãe quando era criança que precisava ingerir alimentos ricos em cálcio, como o leite, para crescer e ficar forte. Mas nada adianta ingerir estes alimentos se o corpo não consegue absorver o cálcio; essa absorção depende também da produção de vitamina D. Por isso, em casos de retardo de crescimento, o ponto principal pode ser justamente essa vitamina.

Doenças causadas pela falta de vitamina D

Quando a deficiência de vitamina D é grave ela pode impulsionar o desenvolvimento de doenças secundárias, que merecem atenção. São elas: Raquitismo; Osteoporose; Diabetes; Obesidade; Hipertensão arterial; Artrite reumatóide e Esclerose múltipla.

Suplementação de vitamina D

Se você desconfia que está com deficiência de vitamina D, é importante marcar uma consulta com um médico clínico geral. Com uma investigação aprofundada das causas, ele irá chegar ao melhor tratamento.

É possível que ele recomende, entre outras soluções, o uso de suplementação de vitamina D. O recomendado é nunca fazer uso de suplementos e remédios sem a indicação de um profissional, além disso, tome cuidado para não exagerar nas doses, a suplementação de vitamina D não deve passar de 2 meses. Em caso de uso excessivo, os níveis de cálcio no sangue podem aumentar demais, favorecendo a quebra dos ossos.

Entre o período de 1 ou 2 meses de uso o médico pode solicitar um novo exame de sangue para avaliar a situação.

Aqui no blog da Pax Bahia você encontra diversas dicas para manter a saúde física e mental em dia. Não deixe de conferir outros artigos.

Este artigo foi útil para você? Seu feedback é muito importante para nós. Deixe seu comentário, curta, compartilhe e assine a nossa newsletter!

Atendimento

Av. Sampaio, Nº 296, Centro
Feira de Santana - BA - 44125-280

(75) 3623-0940 / 3485-1210

paxbahia@paxbahia.com.br

Clique para ampliar