Suplementação vitamínica realmente faz bem para a saúde?
Os suplementos vitamínicos podem realmente torná-lo mais saudável? Alguns podem ser benéficos, mas a chave para o sucesso de vitaminas e minerais é comer uma dieta equilibrada.
É normal não entender logo de cara quais suplementos vitamínicos são os ideais para você.
Existem muitas opções que parecem ótimas, mas também existem muitas perguntas: Quais realmente funcionam? Exatamente qual a sua eficácia? Eles valem o dinheiro?
Essas são boas perguntas para quem quer viver mais saudável e evitar doenças cardíacas e derrames.
Mas antes de começar a comprar tudo, de vitamina A a zinco, lembre-se de que há apenas uma maneira de garantir as vitaminas e minerais de que seu corpo precisa: coma alimentos saudáveis.
Para explicar melhor a importância do suplemento vitamínico e se ele realmente traz algum resultado, a Pax Bahia preparou este material para você. Fique conosco e confira.
Suplementação Vitamínica: como funciona
Os suplementos podem ser benéficos, mas a chave para o sucesso de vitaminas e minerais é comer uma dieta equilibrada. Antes de tomar suplementos vitamínicos e minerais, converse com seu médico sobre seu plano alimentar.
Comida em primeiro lugar!
Os nutricionistas recomendam os alimentos primeiro, porque os alimentos fornecem uma variedade de vitaminas e minerais e também fatores dietéticos que não são encontrados em um suplemento vitamínico ou mineral.
Por exemplo, os alimentos fornecem muitos compostos bioativos e fibras alimentares que normalmente não são encontradas em suplementos. E alguns suplementos não permitem a absorção total de vitaminas.
Se tomado com o estômago vazio e sem comida, algumas vitaminas lipossolúveis não serão absorvidas tão bem quanto seriam se o suplemento fosse consumido com um alimento que forneça gordura, disse Kris-Etherton, que é voluntário na American Heart Association.
Suplementos podem ajudar
Embora a dieta seja a chave para obter as melhores vitaminas e minerais, os suplementos podem ajudar.
Por exemplo, se você está fazendo o possível para comer alimentos saudáveis, mas ainda é deficiente em algumas áreas, os suplementos podem ajudar.
A chave é garantir que eles sejam tomados como opções de dieta saudáveis e não substituindo alimentos ricos em nutrientes. Eles são suplementos, não substituições. Use suplementos apenas se o seu profissional de saúde os recomendou.
Geralmente, um suplemento fornece 100% da dose diária recomendada para todas as vitaminas e minerais.
Portanto, muitos nutricionistas concordam que um suplemento é bom se as necessidades de nutrientes não forem atendidas por uma dieta saudável baseada em alimentos.
Faça o melhor para você
Como dito anteriormente, antes de tomar suplementos vitamínicos e minerais, converse com seu médico sobre seu plano alimentar pessoal.
Além disso, considere estes "faça e não faça" recomendados da American Heart Association:
Suplemento Vitamínico e as dietas
É recomendado que pessoas saudáveis obtenham nutrientes adequados comendo uma variedade de alimentos com moderação, em vez de tomar suplementos.
Uma exceção para os suplementos de ácidos graxos ômega-3 é explicada abaixo.
As Ingestões Recomendadas na Dieta (DRIs) publicadas pelo Institute of Medicine são as melhores estimativas disponíveis de ingestões dietéticas seguras e adequadas.
Quase todo nutriente pode ser potencialmente tóxico se consumido em grandes quantidades por um longo tempo.
Podem ocorrer interações entre suplementos alimentares e medicamentos prescritos e entre vários suplementos alimentares tomados ao mesmo tempo.
Excesso de ferro pode aumentar o risco de doença crônica, e muita vitamina A pode causar defeitos congênitos.
Não há dados suficientes para sugerir que pessoas saudáveis se beneficiem tomando certos suplementos vitamínicos ou minerais.
Embora alguns estudos observacionais tenham sugerido que taxas mais baixas de doenças cardiovasculares e / ou níveis mais baixos de fatores de risco resultam em populações que usam suplementos vitamínicos ou minerais — este é um dado muito interessante.
E as vitaminas antioxidantes?
Muitas pessoas estão interessadas em vitaminas antioxidantes (A, C e E). Isso se deve a sugestões de grandes estudos observacionais comparando adultos saudáveis que consomem grandes quantidades dessas vitaminas com aqueles que não consumiram.
No entanto, essas observações estão sujeitas a preconceitos e não provam uma relação de causa e efeito.
Evidências científicas não sugerem que o consumo de vitaminas antioxidantes possa eliminar a necessidade de reduzir a pressão sanguínea, diminuir o colesterol no sangue ou parar de fumar.
Estão sendo realizados ensaios clínicos para descobrir se o aumento da ingestão de antioxidantes vitamínicos pode ter um benefício geral.
No entanto, um grande estudo recente randomizado, controlado por placebo, não demonstrou nenhum benefício da vitamina E em doenças cardíacas.
Embora suplementos antioxidantes não sejam recomendados, fontes alimentares antioxidantes - principalmente alimentos derivados de plantas, como frutas, verduras, alimentos integrais e óleos vegetais - são recomendados.
E os suplementos de ácidos graxos ômega-3?
A ingestão de peixes tem sido amplamente associada à diminuição do risco de doenças cardíacas.
Com base nos dados disponíveis, a American Heart Association recomenda que pacientes sem doenças cardíacas documentadas comam uma variedade de peixes - de preferência peixes contendo ômega-3 - pelo menos duas vezes por semana.
Exemplos desses tipos de peixe incluem salmão, arenque e truta.
Os pacientes com doença cardíaca documentada são aconselhados a consumir cerca de 1 grama de EPA + DHA (tipos de ácidos graxos ômega-3), de preferência de peixes — lembre-se de consultar seu médico primeiro.
Para pessoas com triglicerídeos elevados (gorduras no sangue), recomenda-se 2 a 4 gramas de EPA + DHA por dia, na forma de cápsulas e sob os cuidados de um médico.
Conclusão
Como podemos ver acima, a suplementação vitamínica realmente faz bem para saúde quando aliada a uma dieta controlada. Não há estudos que comprovam a eficácia dos complexos vitamínicos, porém há casos onde se faz de suma importância suplementar sua dieta, como: ômega 3.
Para mais conteúdos como este, repleto de informações sobre saúde, bem-estar, qualidade de vida e muito mais, continue acompanhando nossos conteúdos e não esqueça de deixar seu feedback. Assine nossa newsletter para receber as novidades em primeira mão!