Saúde na terceira idade: dicas e cuidados para uma vida bem melhor

Saúde na terceira idade: dicas e cuidados para uma vida bem melhor

O processo de inversão da pirâmide etária brasileira já não é nenhuma novidade. Seguindo o caminho em que os países de primeiro mundo já se encontram há algum tempo, temos um crescimento acentuado da nossa população idosa. E isso é uma fato maravilhoso! Estamos vivendo mais.

A evolução da medicina e da tecnologia tem um papel essencial nesse panorama e contribui de forma decisiva para a qualidade de vida e a longevidade da terceira idade. No entanto, ainda temos um longo caminho a percorrer no que diz respeito às atitudes e bons hábitos que também são fundamentais para agregar bem estar físico, psicológico, espiritual e social contribuindo para que, além de vivermos mais, também vivamos muito melhor!

Acompanhe algumas das nossas dicas e cuidados para uma vida melhor e mais feliz na terceira idade.

Alimentação é a base de tudo (beber água também!)

Uma alimentação controlada, focada em fornecer ao organismo os nutrientes que ele precisa, é capaz de adiar a necessidade de uma intervenção médica, reduzir a demanda de remédios e manter sob controle doenças comuns na terceira idade, como hipertensão, diabetes e osteoporose.

Além disso, uma nutrição adequada interfere diretamente em outros fatores que definem uma situação de bem estar, como a qualidade do sono, as funções estomacais e intestinais, a disposição, o humor e muito mais.

Evite ao máximo em sua dieta as gorduras saturadas, açúcares, sal e alimentos muito industrializados. Uma alimentação saudável deve ser variada e rica em cores, baseada em carboidratos complexos, proteínas magras, fibras e todas as vitaminas que os alimentos naturais podem oferecer.

É preciso estar atento às particularidades nutricionais que vêm com a idade. Uma pessoa idosa, por exemplo, tem o seu gasto calórico reduzido, portanto não precisa comer em grandes quantidades. Porém, pode necessitar de algum nutriente em especial, como é, frequentemente, o caso do cálcio.

Ah, nunca se esquecer de beber água é muito importante! Os rins, a pele e absolutamente todo o seu organismo agradecem e te retribuirão por isso.

Bem estar mental está diretamente associado ao bem estar físico

Todos os cuidados e atividades voltadas à terceira idade devem atentar ao seguinte princípio: mente e corpo são uma coisa só. Para benefícios ou malefícios, o que afeta um afeta o outro.

Portanto, é legal ter em mente que estimular a pessoa idosa a fazer alguma atividade física não vai melhorar apenas a mobilidade, a circulação sanguínea, o funcionamento do organismo, a prevenção de doenças cardiovasculares e muitas outras coisas. Também ajuda a combater quadros depressivos, melhora o humor, a auto-estima e libera substâncias que agem no cérebro aumentando a sensação de bem estar.

Atividades físicas são tudo de bom, mas priorize atividades de baixo impacto e que possam ser realizadas com total segurança e de acordo com as possibilidades físicas de cada um.

Respeite os cabelos brancos!

Essa talvez seja a dica mais importante: a pessoa idosa já passou por muita coisa na vida, experiências, alegrias e sofrimentos. Seja qual for a situação física e psicológica desta pessoa trate-a com muito respeito e permita que ela se sinta no controle da própria vida.

Como fazer isso? Conversando, dialogando e levando em conta as opiniões e preferências da pessoa na terceira idade quando for decidir qual atividade física vai fazer ou qual alimento ela prefere comer, por exemplo. Cada idoso possui uma história e uma personalidade e é muito importante que ele seja considerado como indivíduo autônomo e capaz de fazer suas próprias escolhas.

Faça da medicina a sua grande aliada

Todas as outras dicas que demos acima possuem um caráter essencialmente preventivo. A medicina, da mesma forma, pode ter finalidade curativa ou preventiva. É muito importante e decisivo para o aumento da expectativa de vida poder contar com os avanços da medicina moderna e também do setor farmacêutico para remediar e resolver problemas que inevitavelmente vão surgir com o passar dos anos.

No entanto, nossos avós já nos diziam que “prevenir é melhor que remediar” e a medicina preventiva também faz muita diferença na manutenção de uma boa qualidade de vida para a melhor idade.

Ou seja, uma pessoa com idade avançada deve estar em contato frequente com o seu médico. Exames preventivos e um acompanhamento constante são capazes de identificar um problema antes mesmo que ele se estabeleça e de antecipar diagnósticos mais graves a tempo de uma intervenção mais simples e menos traumática.

É bom demais ter quem a gente ama por mais tempo ao nosso lado, concorda? Compartilhe conosco sua experiência e outras dicas para preservar uma boa saúde na terceira idade. É só deixar um comentário!

Matriz: Rua Castro Alves n. 918, Centro Feira de Santana BA - 44001-592

(75) 3623-0940

(75) 3623-0940