^ Voltar ao topo
(75) 3623-0940

Calmantes naturais para ansiedade, estresse e insônia

Calmantes naturais para ansiedade, estresse e insônia

O tratamento para ansiedade, assim como tratamento para insônia, estresse e nervosismo em geral, pode ser feito com o uso de remédios e calmantes naturais. Para quem sofre com o excesso de nervosismo, frutas e plantas transformadas em óleos essenciais e chás podem aliviar bastante os sintomas.

Lembramos, é claro, que se você possui o diagnóstico de transtorno generalizado de ansiedade, o uso desses calmantes naturais não devem substituir o tratamento indicado pelo médico (que deve incluir sessões de psicoterapia), mas sim deve complementar, facilitando o dia a dia.

Da flor do maracujá à erva-cidreira, muitas das plantas que vamos citar neste artigo também funcionam para outras condições, como o tratamento da insônia. Confira a seguir 5 indicações de calmantes naturais para ansiedade.

Cuidados com os calmantes naturais

Antes de começar nossas indicações de calmantes naturais para o tratamento da ansiedade e o tratamento da insônia, é importante lembrar que toda substância ativa, presente nos calmantes, devem ser tomados com a orientação de um profissional.

É preciso também tomar cuidado com a quantidade utilizada. O fato de ser natural não significa que reações adversas não possam acontecer.

Além disso, alguns dos calmantes que serão citados a seguir não são indicados para grávidas, mulheres que estão amamentando, crianças ou indivíduos com condições relacionadas ao sistema imune.

5 propriedades para o tratamento da insônia e da ansiedade

Erva-cidreira

A erva-cidreira é tão poderosa (e deliciosa) que separamos um espaço para falar só sobre suas propriedades, não deixe de conferir nosso artigo especial.

Mas de forma resumida, a erva-cidreira é rica em fenólicos e flavonóides, propriedades naturais que possuem efeitos calmantes, sedativos, relaxantes, antiespasmódicos, analgésicos, anti-inflamatórios e, principalmente, antioxidantes.

Além de poder ser usada no tratamento da ansiedade, essa erva também é uma grande aliada para evitar o envelhecimento celular, proteger o coração, melhorar o sistema digestivo e aliviar os sintomas da TPM.

Camomila

Já bem conhecida dos brasileiros, a camomila possui ação calmante do sistema digestivo e nervoso. Além de ser ótima para momentos de grande nervosismo, ela também melhora o sono, melhora a saúde da pele e ajuda a controlar o açúcar no sangue.

Pode ser consumida de diversas formas, a mais conhecida é justamente o chá.

Kava-kava

A Kava-kava é uma planta medicinal que possui substância similares às benzodiazepinas, encontradas nos remédios contra a depressão e a ansiedade. Essa planta facilita a ação do GABA, um neurotransmissor que ajuda a pessoa a relaxar, diminuindo a ação do sistema nervoso central.

Pode ser encontrada em suplementos, em cremes para a pele e também em chás.

Alfazema

A alfazema é uma planta medicinal muito versátil, além do tratamento para ansiedade e insônia, a alfazema é um calmante natural para a má digestão e até mesmo picadas de insetos.

Por ser rica em cumarina, é especialmente ótima para a produção de óleos essenciais, que podem ser inalados ou aplicados diretamente na pele, atuando contra a tensão nervosa.

Valeriana

A valeriana é indicada, principalmente, para o tratamento da insônia. Todos sabemos como noites mal dormidas podem despertar sintomas de ansiedade e estresse, então essa planta age nas células do sistema nervoso, tranquilizando e ajudando a regular os ciclos de sono.

A melhor forma de consumir a valeriana é pelo chá, que pode acompanhar outros ingredientes, como a lavanda.

Calmantes naturais para ansiedade em cápsulas

Como mostramos acima, as substâncias citadas podem ser consumidas de diversas formas: em chá, em inalação ou como óleo essencial. Mas além desses, também podemos encontrar os calmantes naturais em forma de cápsulas, que podem ser manipuladas em farmácias especiais com receita médica, ou em marcas populares, como a Calman, a Maracugina, a Sintocalmy, entre outras.

Como possuem propriedades calmantes que atuam diretamente no cérebro, é sempre preciso muito cuidado ao fazer uso de grandes quantidades.

Gostou das nossas indicações? O blog da Pax Bahia está repleto de dicas como estas. Não deixe de conferir!

Este artigo foi útil para você? Seu feedback é muito importante para nós. Deixe seu comentário, curta, compartilhe e assine a nossa newsletter!

Atendimento

Av. Sampaio, Nº 296, Centro
Feira de Santana - BA - 44125-280

(75) 3623-0940 / 3485-1210

paxbahia@paxbahia.com.br

Clique para ampliar