^ Voltar ao topo
(75) 3623-0940

Suplemento Vitamínico em Goma, realmente funciona?

Suplemento Vitamínico em Goma, realmente funciona?

Se você acompanha influencers de beleza nas redes sociais, ou se já deu uma volta pelos corredores dos suplementos e vitaminas nas farmácias, certamente já se deparou com o mais novo tipo de multivitamínico que tem ganhado o mercado: os suplementos em goma.

Os suplementos alimentares e vitamínicos não são nenhuma novidade. Eles existem em diferentes formatos, como cápsulas, pó, líquido, compridos e, agora, em formato de goma.

Cada um desses formatos possui seus prós e contras, portanto, antes de entendermos melhor sobre essa nova opção, precisamos deixar claro que antes de fazer uso de qualquer tipo de suplemento, é preciso conversar com o seu médico ou até mesmo com o próprio farmacêutico.

Os multivitamínicos em goma são mastigáveis e começaram a fazer sucesso como suplementos para cabelos e unhas. Hoje, já existem suplementos para diversos fins e que podem ser consumidos tanto por crianças quanto por adultos.

Além dos benefícios de um suplemento normal, o suplemento vitamínico em goma faz sucesso por apresentar uma variedade de sabores frutados. E aqui que mora o questionamento: eles realmente funcionam? O sabor e a cor artificial não podem prejudicar a saúde?

Veja as respostas a seguir!

O que são suplementos em goma?

Os suplementos vitamínicos em gomas prometem nutrir enquanto você aproveita um docinho. As gomas são gelatinosas e, certamente, mais fáceis de consumir do que cápsulas e comprimidos.

Eles surgiram nos Estados Unidos, inicialmente como suplementos para cabelos e unhas, mas agora já conquistam outros mercados com uma variedade de fins, formatos, cores e sabores.

No entanto, a ciência nos diz que essas gomas não são formadas apenas por vitaminas. Ao contrário dos outros tipos de suplementos, o multivitamínico em goma se utiliza de outros ingredientes, como o açúcar, conservantes e corantes artificiais.

Além desses ingredientes “a mais”, o fato de ser gelatinoso faz com que haja problemas com a estabilidade da balinha, uma vez que os benefícios são perdidos ao longo do tempo. Logo, para garantir que as balinhas forneçam 100% das quantidades de vitaminas e nutrientes prometidos, os fabricantes precisam adicionar muito mais vitaminas do que em outros tipos de suplementos.

Por essas razões, o consumo do suplemento vitamínico em goma não pode ultrapassar as quantidades diárias recomendadas para ingestão de cada nutriente.

Cuidados que você deve tomar

Quando pensamos em nutrientes e vitaminas, tendemos a pensar que quanto mais, melhor. Mas não é bem assim. Alguns estudos apontam que o excesso de algumas vitaminas pode trazer riscos à saúde.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Food and Nutrition Board, o excesso da Vitamina C e da Vitamina D, por exemplo, pode causar diarreia, náusea, dores abdominais e outros distúrbios gastrointestinais.

A preocupação com o uso excessivo do suplemento em goma, no entanto, é o excesso de açúcar.

Em resumo, a quantidade diária é a chave da questão. Apesar de ser em formato de goma, não exceda o limite indicado no rótulo do produto.

Suplemento para cabelos e unhas

O suplemento em gomas mais comum que você irá encontrar por aí é o suplemento para cabelos e unhas. Elas são compostas, em sua maioria, por uma base mineral com biotina (vitamina B7 e vitamina H) e ácido pantotênico (vitamina B5).

Eles são formulados para ajudar a acelerar o crescimento capilar, ajudar no tratamento da regeneração e hidratação da pele e para ajudar no fortalecimento das unhas.

O ideal é consumir apenas 1 goma por dia. E, apesar das inúmeras marcas que você irá encontrar no mercado, o correto é buscar marcas com certificado de regulamentação no Brasil, pela Anvisa.

Multivitamínico em gomas

Enquanto os suplementos para cabelos e unhas são mais cosméticos, os multivitamínicos em gomas estão mais relacionados à saúde e por isso merecem uma atenção especial.

Antes de mais nada, é preciso ler o rótulo e verificar as dosagens das vitaminas. Como mencionamos anteriormente, é importante não exagerar, e por serem semelhantes às guloseimas, consumir em excesso é mais fácil do que se imagina.

Outra coisa a ter em atenção quando analisa a lista de ingredientes, é se as vitaminas ou outros suplementos, estão de acordo com alguma dieta que pratique, como, por exemplo, uma dieta sem glúten. Os ingredientes não ativos, como absorventes, protetores, aglutinantes e corantes, podem interferir no tratamento de outras condições que você talvez tenha.

Então, para responder à pergunta inicial do artigo, a resposta é SIM. Os suplementos vitamínicos em goma funcionam. Todo tipo de suplemento precisa ser consumido com moderação e a partir da recomendação de um especialista, os multivitamínicos em goma, no entanto, precisam de um cuidado especial, visto que possuem mais açúcares e ingredientes não ativos em suas composições.

Uma maneira para evitar o consumo de suplementos é manter uma dieta saudável e balanceada. Nós da Pax Bahia queremos te ajudar, por isso você encontra diversos conteúdos sobre o assunto no nosso blog. Não deixe de conferir!

Este artigo foi útil para você? Seu feedback é muito importante para nós. Deixe seu comentário, curta, compartilhe e assine a nossa newsletter!

Atendimento

Av. Sampaio, Nº 296, Centro
Feira de Santana - BA - 44125-280

(75) 3623-0940 / 3485-1210

paxbahia@paxbahia.com.br

Clique para ampliar