Etapas de um atendimento funerário completo
Durante uma despedida, além do luto, muitas vezes temos que enfrentar questões burocráticas que nos deixam ainda mais confusos e estressados. É para evitar esse tipo de situação que as assistências funerárias foram criadas.
Mas entregar a segurança e os cuidados de um ente querido nas mãos de terceiros demanda muita confiança na empresa escolhida. Para isso é preciso estar a par de todos os processos que ocorrem, desde a declaração do óbito até a última despedida.
O que fica sob os cuidados da funerária? No que consiste a preparação do corpo na funerária?
Pensando nesta questão, a Pax Bahia preparou um conteúdo especial, explicando cada etapa do atendimento funerário.
Continue com a gente!
O que faz um plano de assistência familiar?
A assistência familiar auxilia seus clientes para facilitar o processo do luto e planejar a última despedida.
Por conta do tabu que ainda paira sobre o assunto, muitas pessoas evitam tomar alguma decisão e discutir sobre suas vontades, deixando tudo para que seja resolvido de última hora. O resultado é um grande gasto financeiro e questões burocráticas interferindo no psicológico dos familiares.
Uma empresa de assistência familiar irá, portanto, tomar as rédeas da preparação do corpo e do planejamento da cerimônia de sepultamento. Tudo isso respeitando as vontades dos familiares e tendo máximo cuidado com o falecido.
Aspectos legais
Com exceção da emissão da Declaração de Óbito, a empresa de assistência familiar auxilia em todos os trâmites para a liberação e traslado do corpo até o local de sepultamento.
Veja a seguir o que fica sob responsabilidade dos familiares e o que fica sob responsabilidade da empresa:
Certidão de óbito
O primeiro passo para a realização do funeral é a emissão do documento de Declaração ou Atestado do Óbito. Este documento pode ser emitido de acordo com o local da morte. Se o óbito ocorrer em um hospital, o próprio hospital emite a declaração.
Já no caso de óbito em residências ou locais públicos, é necessário chamar o SAMU e depois acionar a remoção do corpo pelo Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) ou pelo IML.
A partir da entrega da declaração e de outros documentos pessoais, o Cartório de Registro Civil irá emitir a Certidão de Óbito.
Você pode contatar a empresa de assistência funerária assim que a Declaração for emitida.
Liberação do corpo
A liberação do corpo para o traslado e para a tanatopraxia ocorre depois que a declaração de óbito estiver em mãos e os documentos para a emissão da certidão já tiverem sido entregues.
O recolhimento de todas essas necessidades é feito pela assistência familiar, que também entra em contato com o hospital/IML para que os próximos passos sejam iniciados.
Traslado
O traslado é um serviço que consiste na retirada e transporte da pessoa falecida de um lugar para o outro – do local do óbito até a residência ou local do sepultamento.
O serviço é essencial, principalmente quando o óbito ocorre longe do local do sepultamento. Estão incluídas aqui grandes distâncias, podendo ser intermunicipal, interestadual..
Para que o serviço possa ser realizado é preciso reunir certos documentos como o requerimento de transferência, a cópia autenticada da identidade do requerente, do dono do jazigo onde o corpo está sepultado e do proprietário do jazigo que vai receber o corpo, uma cópia autenticada da certidão de óbito, o alvará judicial e a autorização expedida pela Vigilância em Saúde Ambiental.
Perceba que esse pode ser um trâmite um tanto quanto burocrático, é por isso que a prestação do serviço por parte de uma empresa de assistência familiar é sempre a melhor opção.
Preparação do corpo
Mesmo depois de ter sido atendido previamente no hospital, o corpo precisa de alguns cuidados específicos que devem ser feitos com responsabilidade nas questões técnicas e também nas questões humanitárias.
O papel da funerária, portanto, é garantir que o corpo esteja conservado, com uma boa aparência e livre de microrganismos que são produzidos naturalmente após a morte.
Como esses microrganismos podem provocar maus odores e a disseminação de vírus e bactérias, sem essa preparação não é possível velar o indivíduo com o caixão aberto e com outras pessoas no ambiente.
Esse preparo é chamado de tanatopraxia, uma técnica muito moderna, utilizada em praticamente todos os países do mundo e que demanda um lugar próprio para o serviço e a realização por parte de um profissional habilitado.
Veja a seguir como funciona a tanatopraxia:
Tanatopraxia
A tanatopraxia é utilizada para a completa desinfecção e conservação do corpo. O primeiro passo é a aplicação de um potente desinfetante, que irá impedir a contaminação do ambiente a partir dos gases produzidos e expelidos após a morte.
Para facilitar o processo e garantir que o corpo se mantenha preservado para os familiares e conhecidos, durante a aplicação do desinfetante, o corpo é massageado ajudando na drenagem dos líquidos e soltando a musculatura.
Depois da limpeza interna, é feita a limpeza externa. Para isso, é utilizado um sabão neutro para fazer a lavagem da pele. Nesse processo também são retirados todos os pelos, preservando apenas os cílios, as sobrancelhas e o couro capilar. No caso dos homens, a família pode escolher deixar a barba e o bigode para o velório.
Com a parte externa limpa, o próximo passo é o fechamento das cavidades, como narinas, boca e orelhas, com a ajuda de um algodão.
Por último, inicia-se o processo de preparação da aparência do corpo para a cerimônia. Nesta última etapa, os cabelos são lavados e penteados, a necromaquiagem é aplicada e as vestimentas escolhidas e enviadas pelos familiares são vestidas.
Preparação da cerimônia
Por fim, resta a realização da cerimônia para uma despedida íntima, confortável e sensível. Algumas empresas, como a Pax Bahia, possuem seus próprios locais para a realização da despedida, como Memoriais altamente equipados e preparados para esse tipo de situação.
Dito isso, o velório também pode ser realizado em algum lugar que o falecido gostava, a escolha é da família.
Além da escolha e reserva do local, a empresa de assistência familiar também é responsável pela ambientação. Os detalhes também devem receber a autorização da família. É preciso pensar na comodidade e se haverá espaço que comporte de forma satisfatória a todos que irão chegar.
Cada um desses passos deve ser dado com muito cuidado e respeito, entendendo que esse é um momento de muita dor para todos envolvidos. É por isso que fazer a escolha de um plano de assistência familiar demanda pesquisa e muita confiança na empresa.
A Pax Bahia é considerada líder no mercado baiano justamente por garantir serviços amplos e de alta qualidade. Não deixe de conferir nosso conteúdo especial sobre os serviços oferecidos pela Pax!
Encontre o plano perfeito para você, entre em contato!
Este conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário, curta e compartilhe; seu feedback é muito importante para nós. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter. Até a próxima!