Como superar o desânimo e a tristeza no fim do ano?

Como superar o desânimo e a tristeza no fim do ano?

As festas de fim de ano geralmente são, para todos, uma época de diversão e celebração, mas para muitas pessoas é comum acontecer justamente o contrário.

A ansiedade e a depressão podem atingir inúmeras pessoas nos meses de novembro e dezembro, quando se comemora o Natal e Ano Novo, provocando uma sensação de solidão e vazio, mesmo que estejam rodeados de amigos e familiares.

Mas porque nos sentimos deprimidos no Natal e Ano Novo?

A exibição constante e midiática de momentos felizes pode servir como um lembrete doloroso da felicidade e de amor que está faltando em nossas vidas, as pessoas podem começar a questionar a qualidade de seus próprios relacionamentos e a realidade em que vivem. Por esta razão, o mês de dezembro acaba se tornando uma época particularmente difícil para aqueles que lidam com conflitos familiares, perda, rompimento, divórcio, solidão e alguns problemas de saúde mental ou emocional.

Razões que causam a depressão no fim de ano

Muito além dos eventos em família estilo “comercial de margarina” e “família feliz” que presenciamos na mídia e nas redes sociais, outros fatores podem desencadear a depressão de forma mais direcionada e assertiva, sendo identificada para que possamos controlar a reação emocional negativa.

Isolamento social

O isolamento social é um dos maiores colaboradores para causar a depressão, especialmente se acontecer durante as festas de final de ano. Pessoas que estão sozinhas ou têm sentimentos de desconexão com o meio em que estão inseridas evitam interações nesta época. Tal afastamento, infelizmente afeta muito e agrava os sentimentos de solidão.

Essas pessoas vêem outras passando o tempo com a família e divertindo-se com amigos, o que faz elas se perguntarem “Por que não pode ser eu?” ou “Por que todo mundo é mais feliz do que eu?”.

A melhor solução é procurar sempre interagir com outras pessoas, por mais difícil que possa ser. E caso você perceba alguém sozinho, tente ser receptivo e acolhedor.

É preciso encarar a solidão de frente, buscando inverter o quadro com uma atitude contrária à situação.

Luto nas festas de fim de ano

A época de festas de fim de ano, para muitas pessoas, trazem a tona lembranças dolorosas do que um dia já foi vivido. Este sentimento pode representar um peso nos ombros de quem sofreu uma perda significativa, como a morte de alguém próximo ou o término de um relacionamento.

Em alguns momentos podemos imaginar que o sentimento de solidão irá se manifestar, e é preciso estar preparado para esses altos e baixos. É recomendável procurar distrações, caminhar ao ar livre, praticar algum hobbie e se alimentar corretamente. O luto em nenhum momento é motivo de vergonha!

Como lidar com a depressão nas festas de fim de ano?

Para quem sofreu alguma perda é normal sentir algum vazio nesta época do ano, para que isso não aconteça, é importante realizar algumas atitudes que aliviam esses sentimentos negativos, como:

  • Iniciar uma nova tradição de final de ano;
  • Planejar uma viagem em família ou com amigos ao invés de passar o feriado sozinho em casa;
  • Não se sinta obrigado a nada! Caso algum evento ou situação esteja te fazendo mal, você tem todo o direito de ir embora;
  • Voluntariado: organize uma ação onde você distribui presentes às crianças carentes ou alimentos para ceia em comunidades pobres, a solidariedade é capaz de efeitos muito positivos tanto para quem faz quanto para quem recebe!;
  • Entrar em contato com a natureza. Uma caminhada no parque ou na praia pode ser uma experiência positiva, capaz de aliviar a mente e gerar sensações de bem-estar.

Ah, e uma última dica muito importante! Ao medir os aspectos positivos e negativos de nossas vidas, devemos alimentar o otimismo e a esperança, de modo a acreditar e ter como meta fazer com que o ano que está por vir seja melhor e mais feliz!

O que achou das nossas dicas? Curta, compartilhe e deixe sua sugestão ou comentário. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter, seu feedback é muito importante para nós. Até a próxima!

Matriz: Rua Castro Alves n. 918, Centro Feira de Santana BA - 44001-592

(75) 3623-0940

(75) 3623-0940