07 Dicas de Cuidados com a Pele no Verão

07 Dicas de Cuidados com a Pele no Verão

Sol, calor, praia, mar… O verão é a estação preferida dos brasileiros e não à toa: é tempo de aproveitar e se divertir. Mas é tempo também de redobrar os cuidados com a pele, afinal, a forte incidência de raios UV e a constante exposição à água do mar e ao cloro das piscinas, podem danificar tanto a saúde quanto a beleza da pele.

Sem os devidos cuidados com a pele no sol, você pode ter de enfrentar queimaduras, ressecamento e descamação, o envelhecimento precoce da derme e, até mesmo, o aumento do risco de câncer.

Então, é importante adotar medidas preventivas, para manter a pele protegida, hidratada, livre do suor e do excesso de sal e produtos químicos.

Mas esses cuidados no verão não precisam estragar a sua diversão. Sim, é possível aproveitar o que o verão tem de melhor, e até mesmo dar aquele upgrade no bronzeado, sem deixar a saúde para depois.

Confira as nossas dicas de cuidados com a pele no verão:

Dicas de cuidados com a pele

1. Hidratação em primeiro lugar

O calor do verão faz com que você desidrate muito mais rápido. Por isso, o consumo de água e outros líquidos, como suco natural e chá gelado, deve ser a grande prioridade. O ideal é consumir de 2 a 3 litros por dia.

Lembrando que o consumo de bebidas alcoólicas não é recomendado, pois, promovem a perda de água pele corpo e podem provocar rapidamente uma desidratação.

2. O protetor solar é seu melhor amigo

Parece óbvio, mas algumas pessoas continuam negligenciando esta etapa. O uso do filtro solar não é importante apenas para evitar queimaduras, mas para te proteger da exposição direta aos raios UVs, que são os principais causadores de câncer de pele.

Mas não é qualquer protetor, o ideal é usar protetores com fatores acima de 30 FPS. Além disso, tome alguns cuidados como: aplicar pelo menos 30 minutos antes da exposição solar, reaplicar após entrar em contato com a água, transpirar demasiadamente ou passadas 3 horas da primeira aplicação.

Não se esqueça de passar por toda a área da pele, inclusive no couro cabeludo.

Buscando uma solução contra o envelhecimento precoce? Confira os benefícios do colágeno!

3. Para um bronzeado saudável, invista em betacarotenos

Evite ficar muito tempo exposto ao sol, além de causar o envelhecimento precoce da pele, você pode ter uma desidratação e insolação.

Para conseguir aquele bronzeado bonito e duradouro, o recomendado é comer alimentos que contenham carotenoides como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba. Eles irão favorecer a produção de melanina e você irá se bronzear com mais facilidade.

Estes alimentos também são ricos em antioxidantes, ideais para a prevenção do envelhecimento precoce da pele.

4. Não se esqueça dos cuidados pós exposição solar e não tenha medo do hidratante

Os cuidados com a pele devem acontecer na pré exposição e também na pós exposição. Tenha você se queimado ou não, o ideal é dar uma atenção especial à sua pele oferecendo fresco.

Produtos hidratantes com aloe vera são os mais indicados, mas você também pode utilizar cremes cortisona e calamina.

Não tenha medo do hidratante. Algumas pessoas acreditam que porque já possuem a pele oleosa o correto é não passar hidratante. Isso está errado; você deve sempre hidratar a sua pele do rosto e do corpo com a ajuda de cremes e outros produtos estéticos.

5. Mantenha a pele sempre limpa, principalmente depois da praia ou piscina

Não é só o sol que pode prejudicar a nossa pele, o sal do mar, a areia da praia e os produtos químicos, como o cloro, das piscinas também ressecar a pele e favorecer a formação de fissuras.

O ideal é se banhar com água doce e limpa assim que sair do mar ou da piscina, e lavar bem a pele com um sabonete antisséptico para eliminar as bactérias e outros microrganismos das axilas, rosto, região íntima e pés (a menos que você tenha se queimado, nesse caso o recomendado é utilizar apenas água).

6. Evite depilação e tratamentos de pele

Quando você se depila ou faz tratamentos estéticos na pele, você retira camadas finas de proteção da sua pele. Se você não espera cicatrizar devidamente antes de se expor ao sol, você aumenta as chances de ter manchas, acne e envelhecimento precoce.

O ideal é que a depilação seja feita pelo menos 48 horas antes da exposição.

7. Prefira não utilizar maquiagem

Por conta do calor e da transpiração excessiva durante o verão, os nossos poros faciais dilatam. Se você aplicar maquiagem, ou qualquer outro produto abrasivo, sobre os poros dilatados, você tende a obstruí-los.

Essa é a principal causa da acne neste período do ano. Uma rotina simples de limpeza e hidratação é o suficiente para evitar a situação.

Cuidados especiais com a pele dos idosos no sol

Todas as nossas dicas, mencionadas anteriormente, também podem e devem ser seguidas pelos idosos. No entanto, é sempre bom lembrar que a pele dos idosos demanda cuidados especiais.

Os idosos não possuem mais a capacidade de elasticidade e recuperação natural da pele, tendendo a ter mais machucados e manchas. Isso graças ao processo natural do envelhecimento, que também faz com que o organismo perca uma quantidade significativa de água.

Esses processos naturais combinados com a alta exposição solar e o calor, podem piorar o quadro de desidratação e hipertermia.

Por isso, o ideal é que a exposição solar dos idosos seja bem reduzida. No entanto, é importante a reposição de vitamina D no organismo, então pelo menos cerca de 20 minutos por dia eles devem se expor, antes das 9 horas e depois das 16 horas.

Ainda, é recomendado o uso constante de protetor solar (até mesmo quando não se está diretamente exposto ao sol), além do uso de roupas claras e leves, da hidratação constante e do consumo de frutas e verduras.

Quer outras dicas de saúde e beleza? Então, não deixe de conferir outros conteúdos por aqui no blog da Pax Bahia. Até mais!

Este artigo foi útil para você? Seu feedback é muito importante para nós. Deixe seu comentário, curta, compartilhe e assine a nossa newsletter!

Matriz: Rua Castro Alves n. 918, Centro Feira de Santana BA - 44001-592

(75) 3623-0940

(75) 3623-0940