Conheça 06 benefícios do colágeno

Conheça 06 benefícios do colágeno

Se você acompanha influencers de beleza, certamente já ouviu muito a palavra “colágeno”. Essa substância é vendida quase como uma pílula da juventude. Mas é realmente tudo isso? A resposta é sim, e já vamos te explicar o porquê.

Você não sabe o que é colágeno? Apalpe suas orelhas ou a pontinha do seu nariz; perceba como são maleáveis e, ao mesmo tempo, resistentes. Essas áreas são constituídas por cartilagem, assim como muitas outras em todo o seu corpo. O que torna a cartilagem firme, elástica e resistente é justamente o colágeno.

Quer entender melhor os benefícios do colágeno? Então continue com a gente!

Neste artigo falaremos sobre como repor o colágeno e quais os benefícios dos suplementos de colágeno.


O que é colágeno?


O colágeno é uma proteína, produzida naturalmente pelo organismo, responsável por manter as células firmes e unidas. Resultando, por exemplo, na firmeza e na elasticidade da pele, na prevenção do aparecimento de rugas e estrias e também na promoção da saúde do cabelo e das unhas.

Não à toa, cremes hidratantes e outros produtos de beleza costumam se utilizar desta proteína em suas composições.

Mas seus benefícios não atendem apenas a aparência física, o colágeno também é fundamental para a formação dos tendões, das cartilagens e dos ligamentos presentes nas nossas articulações, evitando o desgaste dos ossos e seu enfraquecimento.

Mesmo sendo uma proteína já produzida pelo corpo humano, o colágeno pode ser encontrado em alguns alimentos e também em suplementos. Com o passar dos anos e o envelhecimento do organismo, é normal termos uma queda na produção natural do colágeno, por isso a pele dos idosos é mais sensível.

 

Os principais benefícios do colágeno


1. Um aliado à beleza da pele


O colágeno é o verdadeiro queridinho dos dermatologistas e influencers quando o assunto é a beleza da pele. Essa proteína é a maior constituinte da pele, promove o fortalecimento, aumenta a elasticidade, hidrata e, portanto, retarda o envelhecimento e o aparecimento de rugas e linhas de expressão.


2. Saúde do cabelo e das unhas


Da mesma forma que age sobre a pele, o colágeno também é ótimo para a saúde do cabelo e da unhas, afinal esses também são constituídos pelos mesmos tecidos.

Portanto, se você está com queda excessiva de cabelo e com unhas fracas, que não crescem e quebram facilmente, talvez seja o caso de começar a tomar um suplemento de colágeno.

Mas atenção, antes faça uma visita ao seu dermatologista.


3. Prevenção de problemas cardiovasculares


Por promover elasticidade e resistência das células, o colágeno também promove a saúde dos vasos sanguíneos, facilitando o transporte do sangue para o resto do corpo.

A falta de colágeno torna as artérias mais estreitas e aumenta o risco de infartos e AVCs, por exemplo.

Além disso, os suplementos de colágeno também aumentam o colesterol bom, importante para a saúde cardíaca.


4. Um aliado da academia


Se você está buscando ganhar massa muscular ao ir à academia, o suplemento de colágeno deve estar na sua dieta.

O colágeno mantém os músculos fortes e funcionando corretamente e ainda ajuda a promover a síntese de proteínas musculares, como a creatina.

E mais, o colágeno desacelera a perda muscular que ocorre com a perda de ritmo e com o envelhecimento. Ou seja, os resultados da musculação duram por mais tempo.


5. Auxilia no tratamento da osteoartrite


O colágeno é um auxílio durante o tratamento não só da osteoartrite, mas como de outras doenças que acometem as articulações.

Isso porque essas doenças estão ligadas ao desgaste da cartilagem dessas regiões, provocando inflamação, inchaço e dor. O consumo de alimentos e suplementos com colágeno além de reduzirem a inflamação, estimulam o corpo a produzir mais dessa proteína, evitando novas crises.

 

6. Prevenção da osteoporose


Como citamos anteriormente, o colágeno evita o desgaste dos ossos e seu enfraquecimento. Por isso, a reposição dessa proteína é ainda mais importante durante a terceira idade, quando acidentes e fraturas são mais prováveis.

Além disso, alguns estudos já utilizam suplementos de colágeno para a prevenção e diminuição do risco de desenvolvimento da osteoporose ou osteopenia.

 

Como repor colágeno


O colágeno pode ser reposto de forma natural, a partir do consumo de determinados alimentos, ou de forma artificial, por meio de suplementos e outros produtos.

Para repor de forma natural, você deve adicionar à sua dieta diária alimentos como peixes, carne vermelha, queijo minas, frango, ovos e queijo cottage.

Você pode identificar a necessidade dessa reposição a partir de sintomas como diminuição da espessura dos fios de cabelo, aumento da flacidez da pele e perda de elasticidade, surgimento de rugas e linhas de expressão, aparecimento de estrias, diminuição da densidade óssea e enfraquecimento das articulações e dos ligamentos.

A reposição de colágeno, de forma natural ou artificial, também é recomendada a partir dos 50 anos de idade.


Suplementos de colágeno


Existem diversos suplementos de colágeno que são vendidos em forma de cápsulas, comprimidos ou até mesmo pó (que pode ser misturado na comida e nas bebidas). O ideal para você, no entanto, deve ser recomendado por um especialista, como um nutricionista ou dermatologista.

A grande questão é a quantidade a ser ingerida. De forma geral, a dose máxima diária é de cerca de 9 g para se obter os benefícios. Assim como outras proteínas e vitaminas, o consumo exagerado de colágeno também pode causar efeitos colaterais.

Existem também muitos produtos de beleza que utilizam colágeno em sua composição. No entanto, a quantidade costuma ser muito menor do que um suplemento.

Todos os produtos citados podem ser adquiridos em farmácias, drogarias, e farmácias de manipulação.

Antes de ir embora, não deixe de conferir outros artigos sobre saúde e bem-estar no nosso blog. Até a próxima!

Este artigo foi útil para você? Seu feedback é muito importante para nós. Deixe seu comentário, curta, compartilhe e assine a nossa newsletter!

Matriz: Rua Castro Alves n. 918, Centro Feira de Santana BA - 44001-592

(75) 3623-0940

(75) 3623-0940