Autocuidado: 5 hábitos que você pode adaptar para a sua rotina

Autocuidado: 5 hábitos que você pode adaptar para a sua rotina

Com a correria dos dias atuais, se tornou completamente comum sofrer com o estresse. Mas, se não encontrarmos hábitos de alívio, o estresse comum pode se desenvolver e se tornar algo maior, como exaustão e depressão, e até mesmo causar problemas físicos, como doenças cardíacas e derrames.

É pensando em maneiras de manter em dia a saúde física, psíquica e emocional, que as tendências de autocuidado começaram a ser divulgadas.

O autocuidado nada mais é do que conjunto de ações que cada indivíduo exerce para cuidar de si e promover melhor qualidade de vida.

Logo, esse conjunto de ações pode variar de pessoa para pessoa. No entanto, com as nossas dicas, você pode adotar alguns hábitos de autocuidado na sua rotina diária. Vamos lá?

O que é o autocuidado e qual a sua importância

Como o próprio nome sugere, e como comentamos anteriormente, o autocuidado é a ação de cuidar de si próprio, ou o tempo que você dedica a si mesmo, tendo como objetivo o alívio do estresse, o aumento da autoestima e a melhora da qualidade de vida.

O termo se tornou muito recorrente entre blogueiras e usuários da internet, e quase sempre está relacionado às rotinas de beleza, como o skincare (ou cuidados com a pele).

No entanto, o autocuidado não pode ser restrito ao cuidado com o externo. A falta de autocuidado interfere em todos os aspectos da nossa vida, colocando em risco tanto a nossa saúde física quanto mental.

Logo, apesar de existirem meios comuns de manter o equilíbrio da vida, apenas você pode saber o que é preciso para se cuidar. Ao criar uma rotina de autocuidado, você perceberá mudanças efetivas, como o aumento da produtividade e do bom humor.

Dicas de autocuidado

Faça algum tipo de exercício físico

O exercício físico é considerado remédio tanto para o corpo quanto para a mente. Durante as atividades, você aumenta a produção natural dos ditos “hormônios da felicidade” (dopamina, endorfina, serotonina e ocitocina). O resultado é um corpo energizado e em forma, e uma mente bem humorada e ativa.

Você pode tentar diversos tipos de exercícios para ver qual se encaixa melhor na sua rotina diária. Tente alongamento, yoga, luta, corrida, ou até mesmo uma caminhada básica de 30 minutos.

Tenha rotinas de beleza

Autocuidado não é apenas sobre beleza, mas é inegável a importância deste aspecto. Quando falamos sobre “rotinas de beleza” não estamos nos referindo a tratamentos estéticos em busca do padrão de beleza vigente, mas sim do contato com o seu próprio corpo e sua autoestima.

As rotinas de cuidados com a pele e uma automassagem após o banho costumam ter efeitos positivos. Além de desestressar, são ótimas maneiras para aumentar a percepção corporal e, consequentemente, a auto aceitação.

Tente simplificar a sua agenda

Ainda que cada um tenha uma realidade de trabalho diferente, é possível criar listas de prioridades. Talvez você seja o tipo de pessoa que se compromete com mil compromissos ao mesmo tempo. Nem tudo é tão importante assim.

Pergunte a si mesmo: quais atividades precisam estar no topo da lista? Reorganize o restante com base nisso. Entenda quando é momento de trabalhar e quando é momento de descansar.

Faça algum tipo de terapia

A terapia é a maneira mais certeira de deixar a sua saúde mental em dia. Os psicólogos e especialistas sabem como ninguém os métodos que mais se adéquam às suas necessidades.

Na terapia você aprende a lidar com seus sentimentos e a reconhecê-los; consegue se permitir senti-los e encontra um caminho para expressá-los.

Medite diariamente

A meditação é uma solução fácil e rápida para os estresses dos dia a dia. Existem diversos tipos de meditação e todos servem como medidas de autocontrole para a focalização da mente, do corpo e da respiração.

Além de relaxar, a meditação aumenta a autoconsciência, melhora a concentração, eleva o humor, beneficia a qualidade do sono e pode ser usada para controle da ansiedade. Para começar o dia bem, retire 5 minutos para meditar antes de qualquer outra atividade no dia.

Aproveite a nossa dica e conheça outras maneiras de relaxamento da mente. Confira o artigo clicando aqui.

E você, possui alguma outra dica de hábitos de autocuidado? Compartilhe com a gente!

Este conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário, curta e compartilhe; seu feedback é muito importante para nós. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter. Até a próxima!

Matriz: Rua Castro Alves n. 918, Centro Feira de Santana BA - 44001-592

(75) 3623-0940

(75) 3623-0940