Check-up anual completo: saiba quais exames fazer

Check-up anual completo: saiba quais exames fazer

Para manter uma vida saudável, além de uma boa alimentação e a prática diária de exercícios físicos, você precisa estar sempre atento e verificar a sua saúde constantemente.

O check-up médico é a realização periódica de consultas e exames médicos que auxiliam na detecção de alterações no organismo, servindo como prevenção e permitindo o diagnóstico precoce de doenças que ainda não manifestaram sintomas, por exemplo.

Qual foi a última vez que você realizou uma bateria completa de exames?

A frequência do check-up deve ser estabelecida pelo clínico geral e irá depender de hábitos do indivíduo, idade e histórico familiar de complicações. Mas, no geral, o ideal é fazer um check-up completo pelo menos 1 vez ao ano.

Você sabe quais exames fazem parte do check-up? Continue lendo para conhecê-los.

Motivos para você fazer o check-up anualmente

O check-up anual também é uma forma de autocuidado. Ele é fundamental para conhecer a realidade do próprio organismo e garantir que esteja tudo bem – e caso não esteja, tomar as medidas corretas o mais rápido possível.

Se você tiver histórico familiar, idade avançada, problemas cardíacos e renais, hábitos não saudáveis como fumo, consumo excessivo de bebida alcoólica, sedentarismo, por exemplo, o check-up médico anual se torna ainda mais fundamental.

Os grupos citados são considerados de risco para doenças como o câncer, por exemplo, que precisa ser diagnosticado o mais cedo possível.

Check-up médico: exames para população geral

Independente de sexo, idade, hábitos e histórico familiar, é essencial que alguns exames comuns sejam realizados. Esses exames irão averiguar o funcionamento de órgãos como rins, fígado e coração, por exemplo, pois são úteis na identificação de infecções e alterações no sangue.

Veja a seguir um resumo dos principais exames:

Exames de fezes e urina: utilizados para identificar excesso ou falta de diversas substâncias, indicando alterações que precisam ser tratadas. Doenças como infecções urinárias, diabetes, anemias e cânceres podem ser identificados a partir deles.

Hemograma completo: conhecido popularmente como exame de sangue, sua principal função é analisar a quantidade e qualidade dos glóbulos vermelhos e brancos (hemácias e leucócitos, respectivamente) e plaquetas presentes no sangue.

Eletrocardiograma e Ecocardiograma: ambos irão analisar o funcionamento do coração, identificando doenças congênitas ou do pericárdio, insuficiência cardíaca, arritmias e taquicardias.

Teste Ergométrico: outro exame para o coração, busca avaliar a condição física, sendo chamado também de teste de esforço. É possível apontar o risco de infarto de um indivíduo, diagnosticar doença arterial coronariana, entre outras.

Teste de Pressão Arterial: pode ser realizado de diversas maneiras, mas sempre irá avaliar a pressão, a fim de prevenir riscos de infarto, derrame e detectar hipertensão.

Exames oftalmológicos: busca conferir à saúde visual e é feito especificamente no consultório do oftalmologista.

Além desses exames, outros exames podem ser solicitados de acordo com o estado geral de saúde da pessoa.

Exames do check-up feminino

Para as mulheres, existem exames ginecológicos específicos como Papanicolaou, colposcopia, vulvoscopia, ultrassonografia de mamas e ultrassonografia transvaginal.

A necessidade de revisões aumentam conforme a idade, no entanto, é indicado que toda mulher com vida sexual ativa tenha um cuidado redobrado e visite o ginecologista pelo menos uma vez ao ano.

Veja aqui os principais tipos de câncer em mulheres.

Exames do check-up para homens

Já para os homens, os exames são indispensáveis para aqueles que possuem histórico familiar de câncer ou já tenham mais de 40 anos.

Os exames incluem o toque retal e a dosagem de enzimas de PSA. Os dois exames buscam avaliar a saúde da próstata e costumam ser complementares entre si.

Confira aqui os principais tipos de câncer em homens.

Para os fumantes, também existem exames específicos que devem ser feitos com recorrência. Além dos citados anteriormente, podem ser solicitados exames da dosagem de alguns marcadores tumorais, como alfafetoproteína, CEA e CA 19.9, espirometria com avaliação de função respiratória, eletrocardiograma com prova de esforço e análise de expectoração com pesquisa de células cancerígenas.

E aí, já marcou o seu check-up médico este ano? Entre em contato com a clínica médica ou hospital mais próximo e saiba o que você precisa fazer para estar em dia com os seus exames. A sua saúde vale muito!

Este conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário, curta e compartilhe; seu feedback é muito importante para nós. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter. Até a próxima!

Matriz: Rua Castro Alves n. 918, Centro Feira de Santana BA - 44001-592

(75) 3623-0940

(75) 3623-0940